O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou os resultados finais da Operação Aulas Seguras, que ocorreu em Teresina entre os dias 8 e 12 de janeiro. Durante a operação, aproximadamente 12 mil produtos foram submetidos à fiscalização do setor da Qualidade.
No total, 155 itens foram reprovados conforme as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Entre os produtos identificados, destacam-se tesouras infantis, lápis preto, apontadores, borrachas, lancheiras e canetas.
A diretora-geral do IMEPI, Patrícia Leal, ressaltou que o objetivo da ação foi assegurar maior segurança aos pais e consumidores durante a compra de materiais escolares, além de coibir a comercialização de produtos irregulares no mercado.
“Durante a operação encontramos diversas irregularidades, produtos sem o selo do INMETRO, material considerado tóxico para crianças, entre outros itens que são considerados perigosos para o público infantil.”, explicou.
A Operação Aulas Seguras foi realizada em parceria com todos os órgãos delegados do Inmetro em cada estado. O Imepi vai continuar com as fiscalizações de rotina focadas na volta às aulas dos estudantes. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.