Imepi identifica irregularidades em oito postos de combustíveis em Teresina

O objetivo da operação foi combater fraudes em postos de combustíveis da capital. Imepi informou que vai expandir para o interior do Piauí

Postos foram fiscalizados na capital nesta sexta-feira (4) | Foto: MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Piauí, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Polícia Civil do Piauí, realizou, hoje (04), em Teresina, a Operação Petróleo na Medida Certa, com o objetivo de combater fraudes em postos de combustíveis da capital. Após a operação, o IMEPI fez um balanço das ações e informou que oito postos fiscalizados foram reprovados durante a ação. 

FISCALIZAÇÃO AMPLIADA

“Foram encontradas irregularidades em todos os postos fiscalizados. Em um desses locais, eram retirados em média dois litros de combustível a cada 20 litros abastecidos em todas as bombas. Vamos ampliar essa fiscalização para outras cidades do Piauí com objetivo de proteger os consumidores”, explicou o diretor-geral do Imepi, Junior Macedo.

INDÍCIOS

Fiscais do órgão detectaram a suspeita de um chip responsável por adulterar a placa e o “pulser” do comando que libera combustível para bomba. Com isso, o consumidor pagava um valor e recebia menos litros do que o informado nos dígitos do painel. O material foi recolhido e será periciado no laboratório do órgão.

Também foram encontrados lacres rompidos, medida baixa irregular, vazamento na mangueira, fios desencapados e com risco de curto-circuito, problemas de conexão interna, entre outros.

DENÚNCIAS

Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 9456-1921. As multas podem chegar até R$ 1,5 milhão. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES