SEÇÕES

III Conferência Diálogos com o Futuro: solenidade destaca Piauí como referência em gestão pública

Durante a abertura da Conferência Diálogos com o Futuro, foram reforçados o papeis dos tribunais de contas no acompanhamento de políticas públicas

Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) | Foto: Raíssa Morais/Meionews.com
Siga-nos no

Na manhã desta segunda-feira (28/07) durante a solenidade de abertura da III Conferência Diálogos com o Futuro, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kennedy Barros, reforçou a importância de uma gestão pública eficiente e do papel do controle externo na fiscalização das políticas públicas. O evento marca os 126 anos da Corte de Contas piauiense e reúne autoridades nacionais e internacionais em Teresina.

Segundo Kennedy, é preciso ter consciência de que os recursos públicos pertencem à sociedade e devem ser revertidos em serviços de qualidade. "A gestão eficiente é aquela que utiliza o recurso, que planeja, que faz uma governança eficiente. E é isso que os tribunais de contas no Brasil buscam agora com essas agendas de acompanhamento das políticas públicas", destacou. Entre os temas abordados, o conselheiro citou o avanço da educação estadual, destacando que todas as 512 escolas da rede estadual do Piauí operam hoje em regime de tempo integral.

Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kennedy Barros (Foto: Raíssa Morais/ Meio News)

“O Piauí conseguiu recentemente um feito de muito reconhecimento no Brasil: as 512 escolas estaduais hoje estão todas em regime integral. Não existe mais escola no estado do Piauí que não seja integral. Então vive um momento de muita eficiência da gestão estadual”, afirmou. 

Gestão pública piauiense é destaque nacional

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, também esteve presente na solenidade. Em seu discurso ele destacou o potencial humano do Piauí, defendeu o engajamento de gestores e servidores públicos no fortalecimento das políticas públicas e ressaltou que o estado tem se destacado nacionalmente por suas inovações na gestão pública. “O estado do Piauí tem — eu não vou dizer surpreendido —, mas ele tem inovado e tem trazido essas inovações, a partir dos senhores e das senhoras, para todo o país”, disse.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça (Foto: Raíssa Morais/ Meio News)

“Nosso congresso é Diálogos com o Futuro. Com tantos recursos naturais e com tantos valores humanos, pensamos no futuro desse estado — e esse futuro passa pelos senhores e pelas senhoras. Sim, muito tem sido feito, e eu reconheço que tem sido feito. Há muito por se fazer. Eu quero poder sonhar nesse futuro, porque nesses sertões, nesses rios, nesses igarapés, nessas fazendas e grandes áreas com grandes produções... que esses recursos humanos e esses recursos naturais possam cada vez mais ter conexão com a população que mais precisa, trazer sonho e trazer esperança”, completou.

PROGRAMAÇÃO

Ainda nesta segunda, ocorrem os debates sobre "Política Social e Direitos Fundamentais", com Edilson Silva (presidente da Atricon) e Leandro Maciel (procurador do Ministério Público de Contas), e "Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública", com Edilberto Pontes (presidente do IRB) e o ex-ministro da CGU, Wagner Rosário.

Já na terça-feira (29), a programação traz duas conferências internacionais: "Estado de derecho y gobernanza global", ministrada pelo professor Nicolás Rodríguez García, e "Derecho fundamental al buen gobierno", com a professora Belén Lozano García, ambos da Universidade de Salamanca, na Espanha.

III Conferência Diálogos com o Futuro (Foto: Raíssa Morais/ Meio News)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também