SEÇÕES

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes em Teresina passará por reforma após reconhecimento do Iphan

Durante a missa, foi formalizado um compromisso entre o Iphan e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para o início do programa Conviver no Estado.

Missa marcou tombamento da Igreja da Vermelha | Foto: Divulgação
Siga-nos no

A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Vermelha, zona sul de Teresina (PI), recebeu uma missa em ação de graças, nesta terça-feira (11),  pela recente conquista do título de Patrimônio Cultural Brasileiro. 

O reconhecimento foi dado no fim do ano passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à igreja e à arte santeira em madeira que ela abriga. Durante a celebração, também foi formalizado um compromisso entre o Iphan e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para o início do programa Conviver no Estado, com a criação de um canteiro-modelo dedicado à restauração da igreja.

INVESTIMENTO NA REFORMA DA IGREJA DA VERMELHA

A restauração da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Igreja Vermelha, está orçada em R$ 820 mil. A obra, que terá início ainda em 2025, focará na recuperação do teto da igreja e na revitalização da área ao redor. 

A reforma será conduzida pelo Iphan em parceria com o IFPI, por meio do programa Conviver - Canteiros Modelo de Conservação. O projeto de restauração já foi aprovado pelo Iphan e está sendo preparado por estudantes e professores do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFPI.

FOTO: DIVULGAÇÃO

RECONHECIMENTO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

O reconhecimento da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e da Arte Santeira em Madeira do Piauí como Patrimônios Culturais Brasileiros foi oficializado durante a 106ª Reunião do Conselho Consultivo do Iphan. Com a decisão, a arte santeira em madeira será registrada no Livro das Formas de Expressão, enquanto a igreja será inscrita no Livro do Tombo das Belas Artes, Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Este é o primeiro caso em que o Iphan registra simultaneamente um bem imaterial (a arte santeira) e realiza o tombamento de uma edificação e seu acervo.

Construída entre as décadas de 1960 e 1970, a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes tem uma edificação que representa uma tentativa de aproximação entre a Igreja Católica e as classes trabalhadoras. Devido à sua relação com a população, a igreja ganhou o apelido de "Igreja Vermelha". O tombamento provisório da igreja ocorreu em 2011, e agora, com a proteção definitiva, seu acervo de bens móveis e integrados, além da área ao seu redor, também está protegido.

BENS PROTEGIDOS NA REFORMA

Além da edificação em si, o tombamento inclui outros itens importantes, como o ambão, bancos, genuflexórios, o forro, a gruta de pedra e o Sacrário com moldura e base em madeira. Esses elementos fazem parte do conjunto de bens móveis e integrados que, agora, também são reconhecidos como parte do patrimônio cultural do Brasil.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também