Com um evento realizado na terça-feira, 30, na Reitoria, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou o Vestibular 2024. A novidade do dia foi o anúncio da inclusão das disciplinas de Literatura, Geografia e História do Piauí no conteúdo programático do processo seletivo para ingresso em cursos superiores.
As questões regionais no Vestibular abordarão conteúdos como a estrutura colonial e lutas pela independência no Piauí, Caracterização Geoambiental e Dinâmicas socioeconômicas recentes da região. Na área de Literatura, por exemplo, serão contempladas obras de autores locais, como Torquato Neto e Esperança Garcia.
"O que temos observado é que muitos jovens não conhecem a geografia, a história e a literatura piauiense. Então, a retomada desses temas regionais tem como objetivo principal apresentar e incentivar o estudo sobre nossas raízes e nossa cultura", destacou o reitor Paulo Borges da Cunha.
Odimógenes Soares, pró-reitor de Ensino do IFPI, fez sua apresentação com dados do Vestibular 2023 e novidades da próxima edição. A previsão é de que o edital seja divulgado em setembro e conte com mais de 2 mil vagas na maioria dos campi do IFPI. “Estamos lançando o Vestibular ainda no primeiro semestre, com essa novidade dos temas regionais, para que as escolas e estudantes se preparem no tempo adequado”, explicou.
A solenidade de lançamento contou com a presença de gestores e servidores do IFPI, além de professores das três áreas e representantes da Academia Piauiense Letras (APL), Academia de Ciências do Piauí (ACIPI), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI). A apresentação cultural ficou por conta do professor Vágner Ribeiro, do Campus José de Freitas.
(Com informações do IFPI)