Nesta quinta-feira, dia 20, foi divulgado o edital do Exame Classificatório 2023-2 do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que tem como objetivo selecionar alunos para ingressar na instituição no segundo período letivo deste ano.
São oferecidas 1.460 vagas distribuídas em 12 campi: Angical, Campo Maior, Cocal, Dirceu, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.
Os cursos técnicos são gratuitos e podem ser cursados de duas formas nesta edição: concomitante, para aqueles que estão cursando o ensino médio em outra instituição em 2023; e subsequente, para aqueles que já concluíram o ensino médio até a data da matrícula.
Inscrições
As inscrições para o Exame Classificatório podem ser feitas no site selecao.ifpi.edu.br entre 27 de abril e 6 de junho. É importante lembrar que, nesta edição, é obrigatório ter uma conta gov.br para se inscrever. Caso o candidato não possua uma, é possível criar gratuitamente de maneira rápida e fácil.
A taxa de inscrição é de 15 reais e deve ser paga até 7 de junho, exclusivamente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.
Isenção
O candidato que pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo, poderá pedir isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo “Isento” e indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e documento de identificação RG.
Heteroidentificação
Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.
Será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência o candidato com inscrição confirmada que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida.
Prova
A prova do Exame Classificatório será aplicada no dia 2 de julho. Ela terá 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, cada uma delas com cinco alternativas, com uma única opção correta. O resultado final será divulgado a partir do dia 24 de julho.
Com informações do IFPI