O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), voltado para o atendimento pediátrico no Piauí, obteve a habilitação como Hospital-DIA. Esse regime, de acordo com o Ministério da Saúde, fornece assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um período máximo de 12 horas.
Para Ribamar Bandeira, diretor do HILP, essa mudança amplia o leque de procedimentos realizados no hospital e ajuda na diminuição das taxas de infecção de pacientes. "Os pacientes agora podem permanecer no ambiente hospitalar por até 12 horas, abrangendo desde pequenos procedimentos dermatológicos, até cirurgias pediátricas de menor complexidade e cirurgias ortopédicas pediátricas. Essa abordagem reduz a necessidade de internação por pelo menos um dia, diminuindo as taxas de infecção e melhorando o giro de leito dos pacientes, representando um avanço significativo na qualidade do atendimento", comentou.
O Hospital Infantil também passou a contar com o serviço de nutrologia pediátrica para atendimento nutricional aos pacientes. A equipe de Nutrologia do hospital oferece atendimento para pacientes internados e também atua preventivamente com crianças e adolescentes em risco nutricional.
“O foco da equipe é a continuidade do tratamento iniciado durante a internação, proporcionando suporte pós-alta hospitalar. Além disso, o serviço acolhe pacientes encaminhados por outras especialidades que necessitam de abordagem nutricional especializada”, falou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.