O Tribunal do Júri de Jerumenha condenou nesta quinta-feira (21) Ierson Duarte Pereira dos Santos a 23 anos de prisão por matar a ex-companheira, Francisca Maria Lemos da Silva, em abril de 2024. O crime ocorreu em uma estrada vicinal da zona rural de Canavieira.
AÇÃO CRUEL
Segundo informações reveladas pela polícia na época, o homem estrangulou, esfaqueou e abandonou o corpo da vítima no matagal. De acordo com o Ministério Público, o homicídio ocorreu por motivo fútil, ligado ao ciúme e ao inconformismo do réu com o fim do relacionamento. O crime também foi qualificado pelo recurso que dificultou a defesa da vítima, pelo meio cruel e por ocorrer em contexto de violência doméstica contra mulher.
O JULGAMENTO
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acatou integralmente as teses do MP, representado pelo promotor Esdras Oliveira. A juíza Lucyane Martins Brito fixou a pena em 22 anos e 2 meses pelo feminicídio e 1 ano pela ocultação de cadáver, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. “Este julgamento é uma resposta firme da sociedade e da Justiça contra a barbárie da violência de gênero. Nenhuma mulher deve ser reprimida pelo simples fato de ser mulher", disse o promotor
A Câmara Municipal de Canavieira publicou nota de pesar, se solidarizando com familiares e amigos da vítima.