A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) prendeu, nesta sexta-feira (30), em Teresina, um homem condenado a 35 anos de reclusão por estupro de vulnerável. A prisão ocorreu durante uma nova fase da Operação Olhos de Lince, deflagrada no âmbito do Pacto pela Ordem, por meio da Polícia Civil.
O indivíduo, identificado apenas pelas iniciais M.R. da S., teve a prisão definitiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Piauí, após a condenação transitar em julgado. O mandado permanecia em aberto até a localização do homem pelas equipes policiais.
Uso de tecnologia e inteligência auxiliou na localização do condenado
Após o monitoramento do suspeito, as equipes policiais conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão. A operação contou com o apoio de ferramentas tecnológicas, como o Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), além de análises de dados e levantamentos de informações estratégicas, que garantiram maior precisão na ação.
O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, destacou a importância do trabalho integrado e do uso da inteligência na identificação de foragidos.
“O levantamento de dados no trânsito mostra que muitos infratores circulam diariamente pelas vias. Todo o trabalho é feito com cautela e contribui para uma atuação precisa das equipes em campo. Iniciamos a operação nesta semana e já somamos cinco prisões, um resultado bastante positivo”, afirmou.
A ação integrada foi coordenada pela Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e reforçou a atuação conjunta no combate à criminalidade e no fortalecimento da segurança pública no estado.