SEÇÕES

'Gust Front': nuvens douradas aparecem em Teresina e especialista explica fenômeno raro

De acordo com Werton Costa, a passagem da frente de rajada provocou uma queda perceptível na temperatura em Teresina

Gust Front é registrado em Teresina | Foto: Jessica Machado
Siga-nos no

No fim da tarde desta quinta-feira (19), a chuva começou a cair em Teresina, mas o que mais chamou a atenção de moradores foi a formação de um fenômeno atmosférico considerado incomum: a gust front, também chamada de frente de rajada. O evento foi registrado pouco antes da precipitação e alterou rapidamente a paisagem da capital.

O FENÔMENO

De acordo com o Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, o professor Werton Costa, a passagem da frente de rajada provocou uma queda perceptível na temperatura em Teresina. Em entrevista ao MeioNews, ele explicou que o fenômeno ocorre quando rajadas de vento frio saem do interior das nuvens de tempestade e entram em contato com a umidade presente na superfície, formando uma espécie de “parede de nuvens”.

“A temperatura em Teresina caiu bem devido à passagem da frente de rajada. Esse jato de ar frio saiu do interior das nuvens de tempestade e, ao encontrar a umidade, formou essa parede de nuvens, que acabou sendo tingida de tons dourados e avermelhados pelo pôr do sol”, detalhou o professor. 

Foto: Jessica Machado - Gust Front em Teresina

Segundo ele, a mudança foi suficiente para transformar completamente a paisagem da cidade em poucos minutos.

CONJUNTO DE NUVENS

O meteorologista destacou ainda que a gust front é caracterizada pelo deslocamento rápido de um conjunto de nuvens alinhadas, geralmente associadas a temporais, como as cumulonimbus. 

“É um avanço rápido dessas nuvens. Do interior delas sai uma rajada de vento frio que, em contato com a umidade da superfície, dá origem a essas formações visuais bastante marcantes”, explicou.

Foto: Apolina Oliveira - Mais imagens do fenômeno

Segundo Werton Costa, após a passagem da frente de rajada, é comum que a chuva ocorra minutos depois, variando de intensidade conforme as características da nuvem que vem na sequência. 

“Pode ser uma chuva fraca ou até mais forte. Se a atmosfera estivesse ainda mais abafada, por exemplo, poderia haver um temporal. Agora é aguardar para ver como esse sistema evolui”, concluiu.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também