Com uma educação que visa à formação de líderes com mentalidade global, um espaço que educa com diversos ambientes repletos de intencionalidade pedagógica e projetos práticos desenvolvidos por alunos que pensam a construção de um mundo melhor, a Great International School reúne uma série de características que a tornam reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A escola, sediada na capital piauiense, tornou-se integrante da rede de Programa de Escolas Associadas (PEA).
Trata-se de uma organização com mais de 10 mil escolas em 181 países. No Brasil, são 569 instituições associadas, que trabalham para construir ativamente um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável. Essa organização segue o Plano Estratégico da Rede PEA, que visa à aprendizagem intercultural, o desenvolvimento sustentável e a cultura da paz no mundo.
Considerado um selo de qualidade na área educacional, esta condecoração é conferida às instituições que desenvolvem projetos em consonância com pilares de construção da paz e de um planeta sustentável. Ser uma escola associada ao PEA representa ser uma escola comprometida a promover os ideais, valores e prioridades da UNESCO.
Em vista disso, a Great diariamente trabalha os quatro pilares da educação fundamentados pela ONU, são eles: aprender a conhecer, para que os estudantes adquiriram instrumentos de compreensão; aprender a fazer, para que o cidadão saiba agir sobre o meio envolvente; aprender a viver com os outros, em que buscamos a cooperação com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser, um conceito principal que integra todos os anteriores.
Como participante do PEA, a escola tem a oportunidade de fazer diversos encontros, congressos, missões e demais eventos nacionais e internacionais que permitem conhecer e trocar experiências pedagógicas com as melhores instituições de ensino no mundo, tendo acesso às melhores práticas educacionais do planeta.
Como integrante dessa rede internacional, a Great International School reforça sua missão em ser uma instituição de ensino focada em fazer a diferença no mundo, engajando lideranças, professores, funcionários, estudantes e famílias nos esforços para tornar os ideais da Unesco reais e tangíveis. Tudo isso oferecendo um ambiente de aprendizagem seguro, sustentável, inclusivo e eficaz para todos os alunos.
O mantenedor da Great International Schoool e coordenador do programa de escolas associadas da UNESCO no Nordeste, Vilton Soares destaca a importância de ter esses pilares como parte da metodologia de ensino e valores aplicados na escola. “As escolas associadas ao PEA trabalham o pensamento crítico, a aprendizagem através do diálogo, o respeito mútuo e a solidariedade, bem como colaboram com a construção de uma cultura da paz e preparam os estudantes para uma participação ativa na sociedade. Tudo isso está alinhado com nossa missão em formar uma geração de líderes e empreendedores com mentalidade global. Como coordenador regional da UNESCO tenho como missão e propósito que tanto escolas públicas como privadas, consigam o selo desta organização. Tenho trabalhado nisso através de assessorias a escolas privadas do Piauí com o objetivo de que elas se associem à UNESCO, para que prossigamos na promoção da cultura de paz”, destaca Vilton.