As intensas chuvas que atingem Picos desde segunda-feira (13) já causaram duas mortes e afetaram cerca de 500 famílias. Além das perdas humanas e materiais, os animais de estimação também estão sofrendo com os impactos do desastre. Segundo dados da APAPI (Amigos Protetores dos Animais de Picos), a cidade tem hoje cerca de 7 mil cães e gatos nas ruas.
APaPi SOBRECARREGADA
A entidade, a maior da cidade, também foi impactada pelas águas e alega que está sobrecarregada. A protetora Sanya Elayne está participando, nesta sexta-feira (17), de uma audiência pública para pedir ações em prol dos animais.
“Não podemos precisar o número exato de animais afetados, pois muitos dos animais que alimentávamos desapareceram. Muitas famílias perderam seus animais, e as que não perderam não têm como levar seus bichos para um abrigo”, explicou. Ela ainda acrescentou que a estrutura do abrigo é antiga e há uma preocupação com a segurança dos animais.
Defesa Civil e GRAD
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), por meio da Diretoria de Prevenção e Mitigação, recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), uma equipe do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), que foi enviada a Picos para apoiar as famílias atingidas. A equipe está trabalhando junto às associações locais de proteção animal para fornecer suporte sanitário aos animais, incluindo vacinas, ração e medicamentos.
O foco da operação é estabelecer ações e responsabilidades para o cuidado de animais domésticos, silvestres e de produção, de todos os portes, devido à calamidade pública declarada no município.
como ajudar
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) é composto por mais de 80 voluntários de diferentes áreas e estados do Brasil. O objetivo do grupo é fornecer ajuda humanitária a animais e pessoas em situação de vulnerabilidade durante desastres e em comunidades isoladas. A equipe é altamente qualificada para atuar em diversas situações de emergência. Para contribuir, qualquer valor pode ser doado via PIX: doe@gradbrasil.org.br.
Mobilização de grupos independentes
Grupos independentes também estão se mobilizando nas redes sociais para ajudar os pets. O grupo de voluntários Mãos Solidárias (@maossolidariasthe) está arrecadando doações no Teresina Shopping e precisa de voluntários para a triagem dos donativos.
Necessidades urgentes para animais e pessoas
Para os animais:
* Medicamentos: Metronidazol 250mg e 400mg, Probióticos, Bactrin e Infectrin.
* Ração para cães e gatos (sacos lacrados, não a granel).
Para as pessoas:
* Alimentos não perecíveis, roupas, kits de higiene, material de limpeza e água potável.
Quem puder ajudar com qualquer valor pode fazer uma doação via PIX para Ingrid Alves Resende, responsável pelo projeto: 86.99912-2107.