SEÇÕES

Governo estadual e PMT discutem políticas para a Primeira Infância em Teresina

Reunião no gabinete do prefeito apresentou o Plano Estadual da Primeira Infância e reforçou a intenção de cooperação entre Governo e Município

Primeira-Dama do Estado, Isabel Fonteles e o prefeito de Teresina Sílvio Mendes | Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Siga-nos no

Representantes do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Teresina se reuniram nesta terça-feira (22) para discutir estratégias integradas voltadas à Primeira Infância, período que compreende os primeiros seis anos de vida da criança. O encontro foi liderado pela primeira-dama do Estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, e pelo prefeito de Teresina, Silvio Mendes.

Na ocasião, foi apresentado o Plano Estadual da Primeira Infância (Pepi), que propõe uma articulação de políticas públicas que contemplem saúde, educação e assistência social para crianças de 0 a 6 anos. A proposta é que Governo e Prefeitura atuem de forma conjunta na implementação de ações eficazes e contínuas.

“A primeira infância é uma pauta consolidada dentro da Prefeitura de Teresina. A partir do trabalho da Agenda Teresina 2030, a cidade tem um planejamento e diversas ações em execução. A exemplo disso, estão a realização de formações de servidores e a articulação para que as crianças da capital tenham o primeiro parque linear público projetado especificamente para ser um ambiente de contato com a natureza e um caminho seguro entre a casa e a escola”, explicou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda 2030.

Integração institucional

O prefeito Silvio Mendes destacou que o município já tem políticas voltadas à Primeira Infância e ressaltou o compromisso da gestão municipal. 

“Crianças sempre foram e sempre serão prioridade na gestão da Prefeitura de Teresina”, afirmou.

A primeira-dama Isabel Fonteles reafirmou o desejo de cooperação com o município. 

“Já estivemos com o secretário de Educação, Ismael Silva, que nos recebeu muito bem. Nosso desejo é estreitar as relações para trabalharmos juntos”, pontuou.

A reunião também contou com a presença da conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rejane Dias, que reforçou o envolvimento dos tribunais de contas na fiscalização e apoio às políticas públicas para a infância. 

“Os tribunais no Brasil têm se envolvido no apoio ao desenvolvimento das políticas públicas e nos planos de primeira infância. Por isso nós estamos aqui”, destacou.

Teresina foi o primeiro município piauiense a desenvolver um plano voltado à Primeira Infância lá em 2016, e por meio da Agenda Teresina 2030, mantém ações integradas nas áreas de saúde, educação e assistência social, com foco no desenvolvimento infantil. A iniciativa reforça o compromisso entre Estado e Município com a valorização da Primeira Infância como etapa essencial para o desenvolvimento humano e social.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também