O Governo do Estado do Piauí lançará amanhã, 16 de maio, às 8h, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A cerimônia de lançamento ocorrerá na Fazenda JM, localizada na PI-113, Km 16, no Povoado Coroatá, na zona rural de Teresina. Aproximadamente 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados nesta etapa.
O prazo para vacinação do rebanho se encerrará no dia 31 de maio. Após a imunização, os produtores rurais terão até o dia 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).
A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) está alertando os produtores que sem a vacinação, eles podem ser multados e ficam impedidos de comercializar e transportar o animal, pois não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). Além disso, os produtores precisam comprovar a vacinação para conseguir financiamento com os bancos e para comprar milho na Conab, que é utilizado na ração animal.
Vacinação contra brucelose
Durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa, os produtores também devem imunizar as bezerras de três a oito meses contra a brucelose, uma zoonose que pode afetar mamíferos e seres humanos. É importante aproveitar o momento da vacinação para realizar esse manejo.
A vacina contra a brucelose é uma dose única e apenas fêmeas são vacinadas. O animal vacinado fica imunizado por toda a vida. A aplicação da vacina deve ser realizada por um médico veterinário cadastrado na Sada/Adapi, ou por um técnico ou auxiliar sob a responsabilidade de um médico veterinário.