SEÇÕES

Governo do Piauí e Tribunal de Justiça querem ampliar emissão da Nova Carteira de Identidade

Dados do governo estadual revelam que, dos 2.159.871 piauienses cadastrados, 80% ainda não possuem o novo documento.

SASC e Tribunal de Justiça planejam ação para ampliar acesso à nova Carteira de Identidade Nacional | Foto: Divulgação
Siga-nos no

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), vão promover uma campanha para ampliar a emissão da nova Carteira de Identidade entre os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Dados do governo estadual revelam que, dos 2.159.871 piauienses cadastrados, 80% ainda não possuem o novo documento.

FACILIDADE DE ACESSO E GRATUIDADE DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO

A secretária da Sasc, Regina Sousa, e o juiz Ítalo Castro, do TJ-PI, realizaram uma reunião para discutir estratégias que garantam o acesso ao documento. Segundo Regina Sousa, a emissão da nova Carteira de Identidade é gratuita, mas muitos cidadãos enfrentam dificuldades devido à exigência da Certidão de Nascimento atualizada, que nem sempre é disponibilizada sem custo.

Para solucionar essa barreira, a campanha visa orientar a população sobre como obter a Certidão de Nascimento de forma gratuita. Esse benefício será oferecido durante as ações da Justiça Itinerante, que leva serviços essenciais para bairros de Teresina e cidades do interior do estado.

CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO

A Sasc e o Tribunal de Justiça do Piauí irão intensificar a divulgação da campanha por meio de veículos de comunicação, informando os locais e datas em que a Justiça Itinerante estará presente para fornecer a documentação necessária.

Além disso, a Sasc realizará um levantamento no Cadastro Único para identificar os municípios que mais precisam de reforço na emissão da nova identidade. 

“Nosso objetivo é impulsionar a emissão do documento, garantindo que todos os adultos tenham a nova carteira de identidade”, destacou Regina Sousa.

BENEFÍCIOS DA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) substitui o RG tradicional, unificando o número do documento ao CPF, o que facilita a identificação em âmbito nacional e reduz fraudes. Com a campanha, o Governo do Piauí e o TJ-PI garantem que mais piauienses tenham acesso à documentação de forma rápida, segura e sem custos.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também