Governo do PI estende prazo de cadastro e envio de propostas para o OPA.

A ação atende ao pedido de entidades de bairros e lideranças comunitárias, o novo prazo é até o dia 16 de junho.

Gov PI estende prazo de cadastro e envio de propostas para o OPA | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Planejamento, decidiu estender o prazo para o cadastro de propostas previsto no edital do Orçamento Participativo (OPA). A ação atende ao pedido de entidades de bairros e lideranças comunitárias. Agora representantes de bairros e comunidades podem se cadastrar no aplicativo Colab e enviar suas propostas de melhorias e reformas para cada região até o dia 16 de junho.

Cerca de 103 entidades já fizeram o cadastro na plataforma, onde mais de 229 propostas foram enviadas, incluindo Teresina e Parnaíba, cidades piloto do programa. As equipes técnicas da Seplan e Seres (Relações Sociais) têm coordenado mutirões em todas as zonas da cidade para atender à população e auxiliar no cadastro das entidades e envio das propostas.

De acordo com o Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, o prazo é para que as lideranças possam se organizar e enviar as prioridades do bairro: “São mais quatro dias para que as lideranças possam se organizar, conversar entre si, definir as prioridades de melhorias para seus bairros e, enfim, enviar as propostas através da plataforma online”, disse Bonfim.

Foto - Ascom / Gov PI estende prazo de cadastro e envio de propostas para o OPA.

Após esse prazo, as propostas passarão por análise e validação dos órgãos competentes e serão disponibilizadas para votação popular através do site ou aplicativo Colab. Qualquer pessoa com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode participar, elegendo sua proposta preferida. As ideias eleitas serão avaliadas e adequadas pelas Secretarias de Estado para compor o Orçamento Anual.

O OPA é um programa de participação popular nas tomadas de decisões do governo sobre investimento de recursos. Ele foi lançado em maio, e começa pelas cidades de Teresina e Parnaíba, para onde serão destinados R$40 milhões e R$10 milhões, respectivamente. A previsão é expandi-lo para mais municípios, tornando eficaz a aplicação dos recursos públicos com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES