O Ministério da Saúde destinou R$ 65 milhões ao Piauí, por meio do PAC Saúde 2025, visando equipar e modernizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios do estado. A aplicação dos recursos deve beneficiar pelo menos 3,3 milhões de piauienses.
Os municípios piauienses serão contemplados com 348 combos de equipamentos destinados às UBSs. Cada um deles contará com 18 itens estratégicos, incluindo ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, retinógrafo e kits para Telessaúde. A previsão é que as entregas aconteçam a partir de novembro de 2025.
A ação faz parte de uma estratégia nacional coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que vai adquirir 180 mil equipamentos para mais de cinco mil municípios brasileiros. De acordo com a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, o Novo PAC Saúde tem como objetivo modernizar, ampliar o acesso e melhorar a resolutividade do atendimento na porta de entrada do SUS.
“A aquisição dos 180 mil equipamentos, sendo 10 mil combos, faz parte do maior investimento descentralizado já realizado para as Unidades Básicas de Saúde, e claro, tudo isso para garantir o acesso universal, equânime e integral à saúde em todo o território nacional”, disse.
Saiba quais equipamentos serão adquiridos:
- Eletrocardiógrafo digital para Telessaúde;
- Doppler vascular portátil;
- Retinógrafo portátil para telessaúde;
- Espirômetro digital;
- Dermatoscópio para Telessaúde;
- Eletrocautério (bisturi elétrico);
- Desfibrilador externo automático (DEA);
- Laser terapêutico de baixa potência;
- Ultrassom para fisioterapia;
- Equipamentos de estimulação elétrica;
- Dinamômetro digital;
- Balança digital portátil;
- Tábua de propriocepção;
- Câmara fria para conservação de vacinas;
- Fotóforo (foco de luz de cabeça);
- Cadeira de rodas;
- Otoscópio digital;
- Ultrassom portátil de bolso.