SEÇÕES

Governo aposta no esporte como ferramenta de formação para os estudantes piauienses

Segundo o governador Rafael Fonteles, a edição 2025 dos Jogos Escolares do Piauí contará com mais de 15 mil estudantes de 102 municípios e 22 modalidades

Governo aposta no esporte como ferramenta de formação para os estudantes piauienses | Foto: Rede Meio
Siga-nos no

Nesta segunda-feira (23/06) o governador Rafael Fonteles ressaltou a importância dos investimentos crescentes no esporte como ferramenta de transformação social, desenvolvimento econômico e valorização da juventude no Piauí. As declarações ocorreram durante a abertura do Jogos Escolares Piauienses 2025 (JEPI'S).

A edição de 2025 será a maior já realizada na história dos Jogos Escolares do Piauí, com expectativa de participação de mais de 15 mil estudantes atletas, distribuídos em 10 polos regionais, abrangendo 102 municípios e 22 modalidades, incluindo as paralímpicas. O objetivo é fazer o Estado avançar no cenário nacional. 

Segundo o chefe do Executivo Estadual os benefícios das atividades além da competição. "Esporte, além de mexer com a autoestima do povo, quando a gente tem atletas do município, do estado brilhando no Brasil e no mundo, cumpre duas funções muito importantes: a formação de crianças e jovens, com desenvolvimento de habilidades socioemocionais, saúde física, saúde mental e convívio social; e também como cadeia produtiva, que gera trabalho, emprego e renda", afirmou Fonteles.

Jogos Escolares Piauienses 2025 (Foto: Rede Meio)Fonteles também afirmou que a importância da universalização dos equipamentos esportivos nas escolas estaduais. A meta do governo é garantir que todas as unidades contem com quadras e estruturas adequadas para a prática esportiva. Ele relembrou que o projeto "Seduc Esportiva" já atua nesse sentido, promovendo a reforma e construção de quadras e espaços de convivência, além de bolsas de incentivo para professores de educação física que acompanham os atletas em sua preparação.

Estudantes atletas piauienses (Foto: Rede Meio)

Amanda Raquel, de 14 anos, é uma das estudantes que foram cativadas pelo esporte. Inspirada pelo tio, que também é atleta, ela encontrou sua paixão no Karatê. “Comecei a me aproximar do karatê através do meu tio. Passei a treinar bastante e logo comecei a conquistar medalhas”, conta. Em 2024, ela alcançou o maior feito da sua trajetória até agora: sagrou-se campeã brasileira de karatê, durante o Campeonato Brasileiro da (CBK).

Outro ponto destacado pelo governador foi o potencial econômico do esporte. Para além dos benefícios educacionais e sociais, a cadeia produtiva esportiva gera trabalho, emprego e renda para professores, técnicos, organizadores de eventos e profissionais envolvidos em diversas áreas. “O esporte movimenta toda uma cadeia econômica e, por isso, os recursos orçamentários para o setor têm sido ampliados, tanto no esporte escolar, quanto no amador e no profissional”, pontuou.

Entre os avanços recentes, Fonteles destacou ainda o lançamento do CIESP, programa voltado ao financiamento de competições e projetos esportivos com apoio financeiro de até R$ 150 mil. A iniciativa, segundo ele, amplia o alcance do apoio ao desenvolvimento de modalidades em todo o Estado.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também