O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, liderou neste domingo (25) o Nordeste Day, evento realizado em Doha, no Catar, que teve como objetivo apresentar as potencialidades econômicas da região nordestina a autoridades e empresários do Oriente Médio. A ação integra uma missão internacional que ainda passará por Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
EIXOS ESTRATÉGICOS
Durante o encontro, Fonteles destacou os cinco eixos prioritários que norteiam a estratégia de desenvolvimento do Consórcio Nordeste: transição energética, infraestrutura e logística, agroindústria e segurança alimentar, turismo e economia digital. Esses eixos sustentam os 16 projetos estratégicos apresentados aos empresários presentes.
“O Nordeste é a região brasileira mais próxima da Europa, dos Estados Unidos, da Ásia e do Oriente Médio e reúne características únicas para atrair investimentos internacionais, ampliando as relações comerciais, culturais e tecnológicas”, afirmou o governador piauiense, durante o discurso de abertura.
SUSTENTABILIDADE E ENERGIA LIMPA
Rafael Fonteles também reforçou o compromisso do Nordeste com o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, a região possui a matriz elétrica mais limpa do Brasil, com mais de 95% da energia gerada a partir de fontes renováveis, como solar e eólica. “Somos uma região vocacionada para liderar a transição energética global”, destacou.
PRESENÇA EMPRESARIAL
O evento contou com a presença de empresários dos setores imobiliário, bancário, energético, de investimentos e agrícola, além de representantes dos Ministérios do Comércio, Indústria e Transportes do Catar. Participaram ainda empresas como Mwani Qatar, Qatar Ports, Al Jaber Trading and Contracting Co, Group CFO e Al Muftah Group, que acompanharam as apresentações e participaram de rodadas de diálogo com governadores e representantes dos estados nordestinos.
DIÁLOGO COM FUNDOS INTERNACIONAIS
A comitiva do Consórcio Nordeste também se reuniu com representantes da Power International Holding e do Qatar Investment Authority (QIA), fundo soberano com ativos superiores a 600 bilhões de dólares. “Foi uma reunião inicial com os bancos brasileiros para discutir possíveis investimentos e iniciar um brainstorm sobre futuras parcerias”, afirmou Victor Hugo, presidente da Investe Piauí.
PRÓXIMAS PARADAS
Ainda neste domingo, a comitiva parte para a Arábia Saudita, onde cumpre nova agenda de apresentações e reuniões. A missão internacional termina nos Emirados Árabes Unidos, consolidando um roteiro diplomático e econômico que visa fortalecer as parcerias internacionais e atrair investimentos estratégicos para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro.