SEÇÕES

Governador inaugura reforma do CAPSi Estadual: “Queremos fortalecer a rede de saúde mental no Piauí”

Investimento de R$ 1,2 milhão no CAPSi Dr. Martinelli Cavalca visa ampliar atendimento psicossocial; obras do CAPS AD iniciarão na capital

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Estadual (CAPSi) Dr. Martinelli Cavalca | Foto: Wellington Vilarinho/ Meio News
Siga-nos no

O Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), inaugura, nesta quarta-feira (17), às 7h, a reforma do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Estadual (CAPSi) Dr. Martinelli Cavalca.

Além da solenidade de inauguração, será realizada uma visita técnica ao local onde terão início as obras do CAPS AD, voltado ao atendimento de pessoas com questões relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas. A solenidade contará com a presença do governador Rafael Fonteles e com o secretário de saúde, Antônio Luiz.

Saúde mental como prioridade do governo

Segundo o governador Rafael Fonteles, a entrega da reforma do CAPSi é de grande importância tanto para a população da capital quanto para todo o estado. Ele destacou que a saúde mental é um tema desafiador, sobretudo diante do aumento no número de pessoas que necessitam desse tipo de cuidado, e reforçou que o fortalecimento da rede de atenção psicossocial é uma das prioridades do Governo do Piauí.

“Um tema que muito nos preocupa é o da saúde mental. Na verdade, no mundo inteiro, no Brasil e também no Piauí, nós temos um grande desafio, com um aumento enorme de pessoas que apresentam algum tipo de necessidade de atendimento em saúde mental”, afirmou o governador, ao ressaltar que a demanda crescente exige investimentos contínuos e políticas públicas eficazes.

Para enfrentar esse cenário, conforme o gestor estadual, o Piauí conta com uma rede estruturada de atendimento, construída de forma integrada entre municípios, governo estadual e Governo Federal. Para ele, a articulação entre os entes é fundamental para garantir assistência qualificada e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde mental.

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Estadual (CAPSi) Dr. Martinelli Cavalca (Welington Vilarinho/Meio News)

Fonteles destacou também que, em breve será inaugurada, na antiga Maternidade Evangelina Rosa, que passa por um processo de requalificação, uma central de atendimento e exames em saúde mental de alta complexidade, que irá se somar e fortalecer a rede já existente no estado.

“Há uma determinação do próprio Ministério da Saúde de que todos os hospitais devem ter leitos específicos para pacientes que necessitam de atendimento em saúde mental”, destacou o governador. Ele acrescentou que esse processo representa uma ampla requalificação do sistema, com o aprimoramento constante de metodologias e técnicas de abordagem voltadas aos diferentes tipos de transtornos.

Serviço de qualidade

Em entrevista ao MeioNews, a coordenadora do CAPSi, Gerlane Sales, afirmou que a reforma é uma forma de ampliar a qualidade dos serviços prestados a crianças e a adolescentes que necessitam de atenção psicossocial.

"Bom, essa reforma veio para ampliar a qualidade dos nossos serviços para crianças e adolescentes com transtornos psicos severos e persistentes, que é o público que atendemos aqui, de 0 a 18 anos, e também para viabilizar um bom atendimento e uma melhor qualidade do serviço. Com a ampliação, isso vai ser possível, e é isso que a gente vem lutando para fazer: sempre o melhor para a população de Teresina e da região, porque aqui nós somos um CAPSi estadual e atendemos Teresina e todo o Estado", disse.

Ampliação e estrutura

O CAPSi passou por uma manutenção geral, com investimento de mais de R$ 1.2 milhões, que inclui recuperação do telhado, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pintura geral e climatização do local.

A unidade está localizada na Rua Crisipo Aguiar, nº 2-118, no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina, e foi estruturada para oferecer um ambiente acolhedor e funcional a crianças e adolescentes que necessitam de acompanhamento especializado.

Durante a entrega, também será apresentada a área onde terá início a construção do CAPS AD, unidade que ampliará a assistência às pessoas com sofrimento mental associado ao uso de substâncias psicoativas, fortalecendo a rede de cuidado em saúde mental no Piauí.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também