SEÇÕES

Governador fala sobre calendário administrativo e ações prioritárias no 1º semestre

O governador Rafael Fonteles (PT) apresentou nesta segunda-feira (2) a mensagem anual à Assembleia Legislativa do Piauí

Governador Rafael Fonteles | Foto: Cecília Brandão/Meio News
Siga-nos no

O governador Rafael Fonteles (PT) apresentou nesta segunda-feira (2) a mensagem anual à Assembleia Legislativa do Piauí, com balanço das ações de 2025 e as prioridades do governo para 2026, em meio ao calendário eleitoral.

Durante a coletiva, o governador disse que quer seguir o calendário administrativo até dia 3 de julho, e ressalta que a agenda institucional não pode ultrapassar a agenda eleitoral.

Nossas prioridades são claras: a primeira é assegurar que a agenda eleitoral não interfira na continuidade da agenda administrativa. Conforme já divulgado em minhas redes sociais e em entrevistas, percorreremos os 224 municípios, iniciativa que já iniciamos, com o objetivo de inaugurar as diversas obras e ações que estão prontas para entrega, até o dia 3 de julho. Portanto, a agenda institucional deve ser mantida, disse.

Rafael disse que, só após as convenções partidárias, é que serão iniciados os debates e diálogos com a população, onde serão apresentados o balanço dos resultados alcançados e as propostas para o futuro.

Após as convenções partidárias, iniciaremos o período de debate e diálogo com a população, momento em que apresentaremos o balanço dos resultados alcançados e as propostas para o futuro. Nesse sentido, destaco a relevância deste momento na Assembleia Legislativa, que nos permite consolidar as informações sobre a gestão, as entregas realizadas e os resultados obtidos, completou.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA SÃO PRIORIDADES

Ainda na coletiva, Rafael falou sobre as áreas que serão prioritárias no primeiro semestre deste ano, destacando a Educação, Segurança e Saúde.

EDUCAÇÃO

Com relação à Educação no estado, Rafael destacou alguns dados, como o das escolas que já possuem climatização, chegando a cerca de 93% em todo o estado. Outro dado trata sobre as escolas com laboratórios de informática com acesso à internet de alta velocidade, número que fica entre 80% e 90%. Com isso, o governador disse que pretende prosseguir com a modernização das escolas e manter o modelo pedagógico já consolidado.

Verificamos que aproximadamente 93% das escolas no Piauí já possuem climatização, com o objetivo de alcançar 100%. Da mesma forma, cerca de 80% a 90% das escolas oferecem laboratórios de informática com acesso à internet de alta velocidade, visando também atingir a totalidade. Desta forma, pretendemos prosseguir com a modernização das escolas públicas estaduais, mantendo o modelo pedagógico consolidado, que inclui tempo integral e educação profissional e técnica. Adicionalmente, daremos continuidade ao apoio aos municípios, especialmente no que concerne à educação infantil e fundamental.

Foto: Cecília Brandão/Meio News

SAÚDE

Em relação à Saúde do Estado, o governador visa completar a instalação de 16 centrais de diagnósticos. Até o momento, 10 já foram entregues, restando seis a serem inauguradas, onde irão oferecer consultas e exames gratuitos. Rafael também planeja a expansão e ampliação de hospitais e destacou a inauguração do Hospital de Parnaíba e de Floriano.

No âmbito da saúde, o projeto visa completar a instalação de 16 centrais de diagnóstico. Até o momento, 10 já foram entregues, restando 6 a serem inauguradas em todas as mesorregiões do estado, oferecendo consultas e exames gratuitos. As centrais de diagnóstico utilizam o sistema Piauí Saúde Digital para a realização dos exames, o que representa um avanço significativo. Além disso, planejamos a expansão e ampliação de hospitais, com previsão de inauguração do Hospital de Parnaíba e do Hospital de Floriano em breve.

SEGURANÇA

Por fim, tratou sobre segurança, onde está prevista a nomeação de mais 200 policiais penais e mais 200 bombeiros militares, além da conclusão do concurso da Polícia Civil e o início do concurso da Polícia Militar. Também falou que pretende ampliar o sistema de vigilância 'SPIA' para cidades do interior do estado.

Na área de segurança, está prevista a nomeação de mais de 200 policiais penais e mais de 200 bombeiros militares, além da conclusão do concurso da Polícia Civil e o início do concurso da Polícia Militar. Pretendemos também ampliar o sistema de vigilância, especialmente nas regiões próximas a Teresina e Parnaíba, estendendo-o também às principais cidades do interior do estado, em colaboração com as prefeituras municipais, como é o caso de Piripiri, onde a prefeita Jove Oliveira já realizou investimentos e integrou o município ao sistema estadual de segurança. As forças de segurança estaduais são responsáveis pela maior parte das ações de segurança.

PAGAMENTO DE EX-FUNCIONÁRIOS DA AGESPISA

Rafael Fonteles, afirmou ainda que o estado vai cumprir uma decisão judicial e pagar a rescisão de todos os ex-funcionários da Agespisa até o fim de fevereiro. 

Nós vamos dar cumprimento à rescisão dos servidores da antiga Agespisa, portanto todas as verbas remuneratórias e rescisórias serão pagas nesse mês de fevereiro, disse ele. A Agespisa foi extinta e, segundo o governador, não poderia continuar prestando os serviços de água e esgoto devido a uma imposição do novo marco legal do saneamento.

Fonteles destacou que, embora o presidente Lula tenha tentado alterar a legislação, “o Congresso não permitiu”, e o entendimento prevalente foi o de que estatais que não cumprissem os indicadores econômicos mínimos não poderiam participar de concessões de serviços. “Estatais que não cumprissem os indicadores mínimos econômicos não poderiam participar de qualquer edital de concessão de serviços de água e esgoto”, completou. Assim, o governo do Piauí está finalizando o pagamento das rescisões, conforme as exigências legais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também