Em Xiamen (China), nesta terça-feira (15), o governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, avançaram nas tratativas para a realização, em 2025, de intercâmbio educacional e tecnológico de alunos e professores da rede pública de ensino do Piauí com a Universidade de Xiamen, considerada uma das 100 melhores universidades da China.
O QUE PREVÊ O ACORDO?
Após visitar as instalações da universidade e se reunir com diretores, foi assinado um Memorando de Entendimentos (MoU) entre os gestores. O acordo prevê parcerias para intercâmbio de estudantes, priorizando áreas de tecnologia, e de professores, visando promover o ensino do Mandarim no Piauí e do Português em Xiamen. Também inclui cooperação em pesquisa e desenvolvimento em áreas como pesquisa oceânica, operações portuárias, energias renováveis e tecnologias relacionadas ao Hidrogênio Verde.
“Conhecemos uma das melhores universidades da China. Ela, inclusive, se mostra bastante aberta para cooperações internacionais, especialmente com os países do BRICS – grupo de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em breve, assinaremos um MoU para intercâmbio dos nossos alunos e professores”, disse Rafael Fonteles em suas redes sociais.
PROMETEU DOBRAR QUANTIDADE DE ALUNOS
O governador do Piauí novamente se comprometeu a dobrar a quantidade de alunos intercambistas a cada ano. “Já temos estudantes nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Outros ainda irão à Austrália neste ano. No próximo ano, teremos alunos na China e em Singapura. Esse é o Piauí do presente e do futuro, com os nossos estudantes tendo a oportunidade de estudar e aprender mais e melhor nas melhores escolas e universidades do mundo, além de ficar antenados às novas tecnologias e profissões do mundo digitalizado que temos hoje”, afirmou.