Na terça-feira (25), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu a primeira edição do “Gestão que Transforma”, que se tornou o maior Encontro de Gestores Educacionais já realizado no Piauí. O evento teve lugar no Centro de Convenções de Teresina e contou com a ilustre presença do governador Rafael Fonteles.
Mais de mil gestores educacionais de toda a rede estadual de ensino, provenientes das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE), 648 escolas e 224 municípios estiveram reunidos no encontro. Foi uma oportunidade única de compartilhar experiências e discutir estratégias para transformar positivamente o cenário educacional do estado.
“O objetivo do encontro foi alinhar o modelo de gestão baseado em dados e voltado à otimização dos resultados de aprendizagem dos nossos estudantes, e dar a máxima eficiência aos nossos projetos que compõem o grande Programa “Acelera Seduc”. Inclusive dois novos foram lançados hoje, o Mais Formação, para capacitação de gestores e professores, e o Banco de Gestores, para seleção de diretores conforme critérios técnicos. Educação se faz no chão da escola, na sala de aula, por meio da liderança eficaz, engajada e vocacionada dos gestores escolares e professores. Fechamos com chave de ouro a primeira fase da nossa gestão”, afirmou Washington Bandeira.
Para o governador Rafael Fonteles, o encontro representou um momento importante de formação, engajamento e troca de informações e experiências. “Os gestores são imprescindíveis para que a qualidade de ensino e aprendizagem em nossas escolas melhore cada vez mais. Então, esse encontro foi um momento fundamental para discutirmos os nossos projetos, ações e metas, onde temos uma meta clara: ter a melhor educação pública do Brasil”, disse o gestor.
Além disso, durante o encontro, foi oficializada a criação do inovador Banco de Gestores Escolares, um programa que visa selecionar internamente os gestores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede pública estadual, por meio da formação de um cadastro de reserva. Essa medida busca fortalecer a gestão educacional e garantir a escolha dos profissionais mais capacitados para essas importantes funções.
O professor José Francisco Soares conduziu a palestra de abertura do evento. Professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares iniciou a programação com a palestra Gestão que transforma: Diretores fazem a diferença?
Em seguida, foram realizados os painéis de ensino e gestão, que apresentaram as diretrizes para uma prática exitosa de gestão escolar. O primeiro painel foi conduzido pela superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, e pelo professor Paulo Henrique Pinheiro, superintendente de Educação Técnica, Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc.
(Com informações da Seduc)