Uma mulher, não identificada, acionou o Corpo de Bombeiros de Picos para resgatar o seu gato havia caído em um poço artesiano de 15 metros de profundidade na localidade Cajazeira dos Gonçalves, zona rural do município. O caso aconteceu na última segunda-feira (20).
COMO ACONTECEU?
O cabo Afonso reforçou que desde o início das fortes chuvas, que assolam a cidade, a equipe tem trabalhado para salvar desde animais indefesos até famílias isoladas pelos alagamentos. O agente relatou que, ele e outros três soldados, foram chamados pela senhora, que estava em desespero.
“Quando recebemos a ligação, percebemos o desespero de uma senhora chorando por causa do gato que havia caído no poço. Nossa equipe montou os equipamentos de ancoragem e, após descer ao fundo do poço, encontramos o animal ainda vivo”, relatou o cabo Afonso.
ANIMAIS SILVESTRES
Além disso, o Corpo de Bombeiros explicou que a captura de animais silvestres registrou um aumento durante o período chuvoso em todo o Piauí, e especialmente em Picos. Segundo o comandante dos Bombeiros do Semiárido, coronel Edilson Soares Lima, as equipes estão atuando para proteger tanto a população quanto os animais.
“O impacto das enchentes vai além das residências alagadas. Os habitats naturais de diversos animais foram desestabilizados e muitos acabaram entrando nas cidades. Desde o início das chuvas, já resgatamos mais de dez cobras em áreas urbanizadas”, informou o coronel.
CAPTURA
“Pedimos aos moradores que, ao avistarem o animal, se possível, não o espantem nem o percam de vista. A captura é feita pelas nossas equipes e o animal é devolvido ao seu habitat natural”, disse Edilson Lima.
De acordo com o relatório do 4º GBM de Picos, entre 1º e 21 de janeiro deste ano, a maioria das chamadas em janeiro envolveu animais silvestres, como cobras, iguanas e gambás (mucuras).
Recomendações para a população
"É preciso que a população se conscientize que os animais silvestres têm seus costumes, então sempre que for preciso, evitar alimentar ou tentar capturar animais, sejam eles de grande ou pequeno porte", destacou o Capitão Alisson Rangel, comandante do 4º GBM.
Os bombeiros também recomendam que as pessoas não transitem por áreas alagadas e, em caso de chuva, desliguem a energia elétrica em locais inundados. Em situações de emergência em Picos, o contato pode ser feito pelos números 193 ou (86) 9429-7268.