Na manhã desta segunda-feira (1º), foi inaugurada a galeria localizada na margem esquerda da BR-343, no bairro Gurupi, zona sudeste de Teresina. A estrutura recebeu investimento de R$ 22 milhões. Com uma capacidade de vazão de 150 mil litros de água por segundo, ela é considerada a maior galeria na região urbana da capital.
O projeto foi elaborado para dar vazão às águas do Riacho Mandacaru, que passa por esse trecho da rodovia. Depois do Rio Poti, essa é considerada a maior sub-bacia em Teresina, com 15 km de extensão.
Na inauguração, o governador Rafael Fonteles destacou que obras de drenagem são caras, mas importantes para garantir segurança e boas condições de tráfego.
“São galerias enormes porque nós temos um riacho que passa aqui ao longo dessa rodovia, que quando foi duplicada, pelo menos em quatro pontos, nós tivemos que fazer pontes para preservar o percurso desse curso d’água que vai desaguar no Rio Poti. Agora foi resolvido, em definitivo, esse problema de drenagem na saída da capital em direção a Altos”, considera o governador.
Leonardo Sobral, diretor do DER-PI, frisa que os efeitos dessa obra já eram sentidos antes mesmo da sua conclusão. No início do ano, com as chuvas, o trecho não registrou alagamentos, pois a galeria tem capacidade de vazão de 150 mil litros de água por segundo.
“Nós estamos entregando hoje uma das maiores obras já realizadas pelo Governo do Estado em Teresina. Agora, com essa infraestrutura, essa drenagem urbana entregue, vamos garantir toda a segurança e conforto para a população que utiliza a BR-343 diariamente”, finaliza o gestor.