Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 terão acesso ao gabarito oficial e ao Caderno de Questões a partir das 19h desta terça-feira (13), no site do Inep. A antecipação da divulgação, anunciada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto, Manuel Palacios, ocorreu durante coletiva de imprensa no domingo, após o segundo dia de aplicação. O edital original previa a disponibilização apenas em 24 de novembro.
As notas, por sua vez, serão divulgadas a partir de 16 de janeiro de 2024, no Portal do Participante. Os pedidos de reaplicação podem ser submetidos até sexta-feira (17 de novembro) na Página do Participante, com análise realizada pelos organizadores.
Para solicitar a reaplicação devido a doenças infectocontagiosas, o participante deve anexar documento com dados como nome completo, diagnóstico com a descrição da condição e/ou código CID 10, além da assinatura e identificação do profissional competente.
Problemas logísticos ou no local de aplicação, como desastres naturais ou falhas no dispositivo eletrônico, também possibilitam a reaplicação. Candidatos ausentes no primeiro dia podem comparecer ao segundo.
A reaplicação é permitida para participantes afetados por problemas logísticos no primeiro dia, que devem comparecer ao segundo dia e podem solicitar a reaplicação do Exame do 1º dia.
Em casos de doenças infectocontagiosas, como tuberculose, coqueluche, COVID-19, entre outras, o participante não deve comparecer e deve solicitar a reaplicação. Outras justificativas médicas não serão aceitas.
Candidatos que perderam o Enem 2023 e não se enquadram nas situações previstas no edital não têm direito à reaplicação. Aqueles que obtiveram isenção e faltaram devem justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2024, conforme as regras estabelecidas no edital.