Um foco de incêndio às margens da PI-112, na estrada que liga Teresina ao município de União, foi registrado na tarde desta quarta-feira (1º). As chamas provocaram uma cortina de fumaça, que se espalhou rapidamente e comprometeu a visibilidade dos motoristas e caminhoneiros que trafegavam pela região.
Até às 16h, o Corpo de Bombeiros ainda não havia sido acionado para conter o fogo. A preocupação é que as chamas se alastrem pela vegetação seca às margens da rodovia.
Durante o período do BR-O-BRÓ, caracterizado pelo calor extremo e baixa umidade do ar, os focos de incêndio tornam-se mais frequentes às margens das rodovias. Além de comprometer a visibilidade dos motoristas, a fumaça pode causar acidentes graves, já que reduz drasticamente o tempo de reação ao volante.
Outro ponto de alerta é que, além do perigo para o trânsito, as queimadas afetam diretamente a saúde da população, intensificando quadros de síndromes respiratórias e sobrecarregando unidades de saúde.
O Corpo de Bombeiros reforça que provocar queimadas é crime ambiental e pode gerar multas, além de colocar vidas em risco.