Um incêndio atingiu uma residência na manhã desta sexta-feira (27), na Rua Dota de Oliveira, no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina.
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí foi acionado e está no local para controlar as chamas. No imóvel, havia grande quantidade de garrafas PET, malas, utensílios domésticos e eletrodomésticos.
CASA DE ACUMULADOR DE LIXO
Segundo vizinhos, a casa pertence a um homem que há anos acumula resíduos e materiais recicláveis no local. A moradora Ozinete, que vive ao lado da residência, relatou que já havia feito diversas denúncias.
“Os canais de televisão já vieram todos aqui, não faz jeito. Eu já chamei todos os órgãos, não dão jeito mesmo”, desabafou. Ela contou que sempre foi a única da vizinhança a tentar resolver a situação. “Ele é uma d* que aqui não tem um vizinho que fala, só eu”, afirmou.
Ela ainda disse que o acúmulo de lixo ocorre há décadas. “Ele tá acumulando… meus meninos têm 45 anos. E o meu menino era pequenininho, ele já juntava esse lixo aí.” Segundo Ozinete, o morador recolhe o material em lixões da cidade. “Ele vai lá pro lixão muito cedo. De manhã, ele fica ajeitando saco, entendeu?”
O tenente coronel Pimentel, do Corpo de Bombeiros, informou que fogo já está controlado, mas como há muito entulho e não há acesso fácil às salas, os bombeiros decidiram deixar o material queimar um pouco mais antes de intervir novamente.
De acordo com o tenente Pimentel, que atendeu a ocorrência, a residência estava completamente entulhada com diversos tipos de materiais, como garrafas PET e objetos de difícil combustão. “Cada cômodo não tinha como entrar, devido estar abarrotado de muito lixo. Todo tipo de material que você puder imaginar estava dentro dessa casa”, afirmou.
As chamas se concentraram em três cômodos, sendo duas salas e um quarto, onde o material reciclável era armazenado. O teto de parte da casa chegou a desabar, mas não houve feridos.
“Felizmente o fogo está controlado. Agora estamos só no rescaldo, porque a temperatura ainda é muito alta, já que o material está queimando tanto na superfície quanto em profundidade”, explicou o tenente.
A equipe dos bombeiros também precisou conter o dono do imóvel, que tentou entrar na casa durante o combate às chamas. “Ele estava atrapalhando nosso serviço, tentando tirar material de dentro do imóvel. Foi necessário conter a ação dele”, relatou.
O trabalho dos bombeiros agora se concentra em evitar que o fogo se espalhe para casas vizinhas. “Estamos preservando as residências ao lado para que o fogo não atinja essas áreas.”
As causas do incêndio ainda são desconhecidas e só poderão ser determinadas após perícia técnica. A Polícia Civil deve ser acionada para investigar o caso.