Samuel Marcos de Sousa Leal, de 30 anos, foi preso na última segunda-feira (5) enquanto trabalhava como vendedor de pipoca na região da Praça Saens Peña, no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele estava foragido da Justiça do Piauí e é acusado de envolvimento em pelo menos 19 homicídios. Com informações do Extra.
QUEM É SAMUEL MARCOS
Segundo a Polícia Militar, o homem é conhecido como “Gordinho” e é apontado como integrante da facção criminosa Bonde dos 40, que atua no Piauí e tem ligação com grupos criminosos do Rio de Janeiro. A facção é associada ao Comando Vermelho.
De acordo com o 6º Batalhão da PM, o suspeito usava a venda de pipoca como forma de se manter na região sem chamar atenção. Durante a abordagem, ele apresentou um documento de identidade falso, que supostamente teria sido emitido no Ceará. Após consulta aos sistemas policiais, os agentes encontraram divergências nas informações.
O homem foi levado para a 18ª Delegacia de Polícia, na Praça da Bandeira. No local, a Polícia Federal de Nova Iguaçu confirmou a verdadeira identidade do suspeito e informou que havia um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio, expedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí.
FUGIU DE PENITENCIÁRIA
Ainda conforme os registros da Justiça, Samuel Marcos é investigado por 19 homicídios, sendo seis deles duplos. Ele já havia sido preso em novembro de 2014, durante uma operação contra facções criminosas no Piauí. Em dezembro de 2018, fugiu da Penitenciária José Ribamar Leite, junto com outros detentos, passando a ser considerado foragido.
Após a confirmação das informações, o suspeito recebeu voz de prisão e permanece à disposição da Justiça.