SEÇÕES

Fonteles decreta emergência zoossanitária em todo o Piauí após foco de Peste Suína Clássica

Medida é aplicada em todo o estado por 180 dias após confirmação de PSC no município de Porto, no Norte piauiense.

Porcos. | Foto: CANVA
Siga-nos no

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, decretou Estado de Emergência Zoossanitária em todo o território estadual. A medida, divulgada nesta terça-feira (6)ocorre após a confirmação de um foco de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Porto, no Norte do estado.

O Decreto nº 24.299 foi publicado no Diário Oficial do Estado e tem validade imediata, com duração de 180 dias. Segundo o documento, é necessária a aplicação imediata de medidas específicas para contenção e eliminação do agente viral, prevenindo sua disseminação para outras regiões.

O que motivou a decisão?

Laudos emitidos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Minas Gerais (LFDA-MG), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), confirmaram a presença do vírus no estado. Diante do risco sanitário, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) encaminhou um ofício nesta segunda-feira (5).

Principais medidas adotadas

  • O diretor-geral da ADAPI está autorizado a definir diretrizes e adotar medidas de manejo, controle e erradicação da doença, incluindo o uso de produtos registrados e recomendações de pesquisas nacionais.

  • A ADAPI será responsável pela aquisição de insumos necessários para o controle da doença no estado.

“A movimentação de animais e de produtos de risco na área abrangida pelo Estado de Emergência Zoossanitária deverá observar as normas e procedimentos estabelecidos pela equipe técnica responsável pelas operações de campo, com vistas à contenção e eliminação do agente viral”, destaca o decreto.

Entenda a Peste Suína Clássica (PSC)

Diferente da Peste Suína Africana, a PSC é uma doença viral altamente contagiosa que afeta apenas porcos domésticos e selvagens. A doença não é transmissível a seres humanos.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também