O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou nesta terça-feira (4) um novo marco para o estado e para o país: o desenvolvimento de uma Linguagem de Inteligência Artificial (IA) em português, projeto inédito no Brasil. A iniciativa faz parte do plano brasileiro de Inteligência Artificial e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Durante o anúncio, Fonteles destacou o investimento de R$ 35 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), destinado principalmente à infraestrutura computacional necessária para o avanço da pesquisa e da aplicação da tecnologia.
Vamos celebrar aqui também o apoio do MCTI para o nosso projeto do Governo do Estado de desenvolvimento de uma Linguagem de Inteligência Artificial, em português soberana. Um aporte de 35 milhões de reais do MCTI para infraestrutura computacional, sobretudo. Então é o governo federal abraçando esse projeto dentro do plano brasileiro de inteligência artificial. afirmou o governador.
A proposta busca fortalecer a autonomia tecnológica nacional, estimulando a produção científica e o uso de ferramentas de IA adaptadas à língua e à realidade brasileiras.