O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, alertou na manhã desta segunda-feira (1°) que o abastecimento de água por meio da Operação Carro-Pipa é 100% gratuito. Ele ainda frisou o monitoramento rigoroso e a necessidade de denúncias por parte da população contra qualquer cobrança indevida.
A ação é ocorre em conjunto dos governos estadual e municipal, do Exército e da concessionária de água do estado. Segundo ele, as entregas são monitoradas, onde a partir de agora contarão com o uso de tecnologia de georreferenciamento.
“Essas operações devem ser totalmente gratuitas para a população e monitoradas a entrega dessas águas em cada ponto, em cada reservatório, em cada cisterna. Inclusive essa operação da Águas do Piauí que vai iniciar agora, ela tem um monitoramento georreferenciado muito preciso da entrega desses volumes de água em cada ponto de recebimento da água”, pontuou.
POÇOS
O governador também esclareceu que não haverá cobrança pela água de poços para pequenos agricultores, e que a política de controle dos recursos hídricos se concentra nos grandes produtores.
“A preocupação do controle dos recursos híbridos é para que as pessoas não excedam aquilo que foram licenciadas a pegar. Nós estamos falando aqui dos grandes produtores. Eles não excedam a extração de água do subsolo de uma maneira acima do que tem o seu licenciamento ambiental”, disse.