SEÇÕES

FMS realiza ação educativa para alertar sobre doenças renais

Especialistas reforçam importância da prevenção e do diagnóstico precoce

FMS realiza ação educativa para alertar sobre doenças renais | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Nesta quinta-feira, 13 de março, é celebrado o Dia Mundial do Rim, uma data dedicada à conscientização sobre a saúde renal. Em alusão à campanha, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Verde, em parceria com a Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (APREPI), promoveu uma ação educativa para funcionários e a população em geral, destacando a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças renais.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10% da população brasileira tem algum tipo de doença nos rins, muitas vezes sem saber. Flávia Teles, coordenadora da UBS Cidade Verde, destacou a relevância da campanha:

“Como as doenças renais não apresentam sintomas nos estágios iniciais, é fundamental conhecer as causas e os exames que podem diagnosticá-las. Por isso, iniciativas educativas como essa são essenciais”.

A campanha deste ano traz o tema "Os seus rins estão ok?", incentivando a prevenção e a busca por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Jocélia Ciríaco, secretária da APREPI, reforçou a importância dos cuidados:

“Para prevenir doenças renais, é importante que a população passe por consultas médicas regulares para avaliar a função renal, além de manter bons hábitos, como alimentação saudável, prática de atividade física e ingestão adequada de água”.

Diagnóstico e tratamento

Em Teresina, o diagnóstico pode ser feito nas UBSs ou nas urgências dos hospitais municipais. Caso seja identificada a necessidade de acompanhamento com um nefrologista, o paciente é encaminhado para avaliação especializada, onde serão solicitados exames complementares e definido o tratamento mais adequado.

As doenças renais podem ser agudas (reversíveis) ou crônicas (irreversíveis). Nos casos mais graves, o tratamento disponibilizado pelo SUS inclui hemodiálise, processo no qual uma máquina substitui a função dos rins, filtrando o sangue e removendo toxinas. Em alguns casos, o transplante renal é indicado.

Com a ação educativa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça o alerta para a necessidade de diagnóstico precoce e hábitos saudáveis, essenciais para manter os rins funcionando bem e garantir qualidade de vida.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também