SEÇÕES

FMS promove ampliação da vacinação contra a dengue para público de 10 a 14 anos

Para receber a imunização, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência em Teresina e, se tiver, o cartão de vacina

FMS promove ampliação da vacinação contra a dengue para público de 10 a 14 anos | Foto: Reprodução/ Fundação Municipal de Saúde (FMS)
Siga-nos no

Nesta terça-feira (15/07), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou a ampliação da faixa etária contemplada pela vacinação contra a dengue. Agora, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos terão acesso a imunização sem necessidade de agendamento. O vacina está disponível nas 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no posto do Teresina Shopping.

Segundo a FMS, para receber a vacina, é preciso apresentar CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência em Teresina e, se tiver, o cartão de vacina. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. Já o posto do Teresina Shopping abre de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

Para a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, essa vacina contribui para reduzir os casos graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode levar ao óbito. 

“É essencial valorizar o acesso gratuito à vacina contra a dengue, especialmente considerando o impacto da doença no Brasil. Dados mostram que a dengue já causou mais mortes no país do que a covid-19 em 2024. Diante desse cenário, a disponibilidade da vacina representa uma oportunidade de prevenção”, disse.

A ampliação do público-alvo foi motivada pela baixa adesão na faixa etária inicialmente priorizada. “Em janeiro de 2025, recebemos mais de 30 mil doses, que foram utilizadas quase em sua totalidade. Em julho deste ano, recebemos mais 13 mil doses do Ministério da Saúde. Estávamos priorizando o público de 14 anos, mas como a procura está baixa e estamos tendo doses disponíveis, ampliamos o acesso da primeira dose”, explicou.

Para alcançar a imunização completa, é necessário o esquema de duas doses dessa vacina, com intervalo de três meses entre elas. A recomendação é que quem já tomou a primeira dose fique atento ao calendário para garantir a segunda aplicação dentro do prazo estabelecido.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também