SEÇÕES

FMS inicia campanha de vacinação gratuita contra raiva em Teresina; veja locais e datas

A vacinação será dividida em duas etapas para atender as diferentes zonas da capital; a ação ocorre durante o mês de novembro

A campanha de vacinação é gratuita e atenderá todas as zonas da capital | Foto: Divulgação: Ascom/ FMS
Siga-nos no

A Prefeitura de Teresina, por meio da, Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará neste mês a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos da zona urbana. Ao todo, 270 postos de vacinação estarão disponíveis para atender a população e a ação será realizada em duas etapas.

 No dia 22 de novembro, das 8h às 17h, a vacinação ocorrerá nas zonas Norte e Leste; já no dia 29, no mesmo horário, será a vez das zonas Sul e Sudeste

VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, causada por um vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Ela acomete o sistema nervoso central e é considerada uma das zoonoses mais graves do mundo, com taxa de letalidade próxima a 100% tanto em animais quanto em humanos.

A transmissão da doença ocorre principalmente por meio da saliva de animais infectados, através de mordidas, arranhões ou lambidas em mucosas ou feridas abertas. Cães e gatos podem começar a transmitir o vírus de dois a cinco dias antes do aparecimento dos sintomas, o que torna a vacinação preventiva essencial.

Segundo Joaquim Gomes, gerente da Gerência de Zoonoses da FMS, a vacinação anual de cães e gatos é a forma mais eficaz de interromper o ciclo de transmissão da doença.

 “Além de proteger os animais, a imunização contribui diretamente para a segurança da população humana, uma vez que a raiva é uma zoonose de alto risco”, afirmou. 

O gerente recomenda ainda que todos os tutores devem levar seus animais aos postos de vacinação, mesmo que os pets não tenham contato direto com a rua ou outros animais. A vacina é gratuita e indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade.

A  lista com os postos de vacinação será divulgada em breve no site da FMS.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também