A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina emitiu um alerta à população não vacinada para reforçar a imunização contra o sarampo. A convocação acontece em meio ao aumento significativo de casos da doença nas Américas em 2025 e leva em consideração os 20 registros recentes no estado do Tocantins, que faz fronteira com o sul do Piauí.
Em nota, a coordenadora de Vacinação da FMS, Emanuelle Dias, informou que a cobertura vacinal na capital ainda está abaixo do ideal: cerca de 88% das crianças tomaram a primeira dose da vacina tríplice viral e apenas 70% receberam a segunda.
“Nosso objetivo é alcançar coberturas vacinais superiores a 90% em toda a população, com foco especial nos grupos prioritários”, destacou Emanuelle.
A ação integra o plano de vigilância epidemiológica e segue recomendações do Ministério da Saúde, que orienta os municípios a intensificarem a vacinação, notificarem imediatamente casos suspeitos e realizarem coleta para diagnóstico laboratorial.
Quem deve se vacinar
- Crianças: primeira dose da tríplice viral aos 12 meses e a tetra viral aos 15 meses;
- Pessoas de 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, caso não tenham tomado ou não comprovem;
- Pessoas de 30 a 59 anos: uma dose única, se não vacinadas;
- Profissionais de saúde: duas doses, independentemente da idade (exceto gestantes e imunossuprimidos graves).
A vacina está disponível em 91 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas maternidades municipais (manhã e tarde), e no posto fixo do Teresina Shopping, com atendimento de segunda a sexta-feira das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.
Doença altamente contagiosa
O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, transmitido por secreções liberadas ao falar, tossir ou espirrar. Uma pessoa infectada pode contaminar até 90% das pessoas não vacinadas com quem tiver contato, alerta Breno Noah, diretor interino de Vigilância em Saúde da FMS.
“O vírus pode permanecer ativo e contagioso no ar ou em superfícies por algum tempo, mesmo após a saída da pessoa infectada do ambiente”, explicou.
Entre os sintomas mais comuns estão: irritação nos olhos, corrimento nasal, tosse, febre, manchas vermelhas na pele, manchas brancas na mucosa da bochecha, mal-estar e perda de apetite. Em casos graves, o sarampo pode evoluir para pneumonia, convulsões, infecções nos ouvidos, lesões cerebrais e até óbito.