FMS confirma primeira morte por dengue na capital; criança tinha apenas 5 anos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou nesta quarta-feira (8) a primeira morte por dengue em Teresina, capital do Piauí.

Rafael Lira Matias tinha apenas 5 anos e morreu vítima da dengue em Teresina | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou, na noite desta quarta-feira (8), que Rafael Lira Matias, um menino de cinco anos, morreu em decorrência da dengue em Teresina. Esta é a primeira morte por dengue registrada na capital. De acordo com a FMS, a criança foi internada ontem (07) em um hospital privado, às 17 horas, e veio a óbito às 20 horas.

“A amostra do exame foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen), após as suspeitas do diagnóstico de dengue e todos os passos da investigação foram seguidos”, disse Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde (DVS).

Por meio de nota, a FMS lamentou o ocorrido e prestou solidariedade aos familiares e amigos da criança. "A FMS lamenta o ocorrido, presta solidariedade aos familiares e amigos da criança e reforça a importância das medidas preventivas como manter os locais limpos e sem água parada. Também solicita que os responsáveis pelas crianças que estão na faixa etária da vacinação façam o agendamento e leve para a vacinação", diz a FMS.

MORTE DE CRIANÇA COM SUSPEITA DE DENGUE COMOVE TERESINA

Na manhã desta quarta-feira (8), o corpo do menino foi velado em Teresina sob forte comoção. Rafael, filho da pediatra Laysa Lira e do urologista Ricardo Matias, era aluno do Infantil II de uma escola particular no Centro da capital. A escola emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informando que as atividades em comemoração ao dia das mães foram adiadas por conta do falecimento.

VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS: A FMS comuniciou que novas vagas de agendamento para a vacinação contra a dengue serão abertas nesta quinta-feira (09), às 10h, pelo site https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/. Neste momento, a vacina contra a dengue está sendo destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES