FMS alerta a população para tomar as vacinas contra a gripe e covid-19

Apenas 14% da população-alvo tomou a dose bivalente da vacina contra a covid-19, que protege também contra a variante ômicron.

FMS alerta a população para tomar as vacina contra a gripe e covid-19 | Ascom/FMS
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) pede para que a população compareça aos postos de vacinação, segundo dados apenas 42,9% do público prioritário para vacinação contra a Influenza (gripe) em Teresina, tomou a dose. Além disso, apenas 14% da população-alvo tomou a dose bivalente da vacina contra a covid-19, que protege também contra a variante ômicron. 

De acordo com a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias,  a capital está seguindo uma tendência nacional de números baixos do plano de imunização, tanto para a gripe como para a covid-19. “Apesar do Piauí estar no topo dos estados em cobertura para influenza e sexto para a covid-19 bivalente, os números ainda não estão satisfatórios no Brasil inteiro”, disse.

Vacinação contra a Influenza (gripe). Foto (Ascom/FMS).

O público com maior porcentagem de vacinação para a gripe é o dos trabalhadores da saúde, com 54,72%. Em segundo os idosos ficam com 51,73% e o das gestantes, com 29,72%, completam o ranking.

“A vacina da gripe está disponível para toda a população acima dos 6 meses, mas nossa maior preocupação está nos grupos prioritários pois eles são mais suscetíveis às complicações da doença, como hospitalizações e mesmo óbito. O mesmo vale para a covid-19”, alerta a coordenadora.

Tanto a vacina da gripe quanto a da covid bivalente estão disponíveis de segunda a sexta das 9h às 17h nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, além do Teresina Shopping. As Unidades Básicas de Saúde também ofertam os imunizantes, sendo o da gripe todos os dias da semana e o da covid-19 bivalente às terças e quintas. Nestes locais, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e 13h às 17h.

Piauí é o estado do Nordeste com maior cobertura de vacinação bivalente

O Piauí é o estado do Nordeste com a maior cobertura do reforço vacinal contra a covid-19. De acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), o índice é o quarto maior do país, atrás de São Paulo com 17,9%, do Distrito Federal com 17,2% e do Espírito Santo com 14,7%.

Com 377.974 mil doses bivalentes aplicadas, a taxa de imunização é de 13,8% de acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), ressaltou que o Piauí é o primeiro em relação à vacinação no Nordeste. 

“Apesar da baixa cobertura nacional, estamos com um bom índice. Somos os primeiros do Nordeste em relação a bivalente. Estamos aguardando o sistema ser atualizado para termos a cobertura real de todos os municípios”, pontuou Bárbara Pinheiro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES