O fim de semana chegou e os piauienses podem esperar chuvas nos próximos dois dias. Em entrevista ao MeioNews, o climatologista Werton Costa explicou que um sistema frontal, um conjunto de nuvens móveis, está passando pelo estado, e que a chuva ocorrerá de forma variável, em episódios ao longo do período.
“Elas estão passando do sul do Piauí para faixa Centro Norte e ela vai redistribuindo a chuva. Então, ela vai variar bastante, são episódios de chuva. Você não tem aquela chuva persistente, durante mais de um dia em determinado local. Ela vai avançando, vai se movimentando, porque o sistema vai migrando para o Norte”, destacou.
As principais regiões afetadas são o Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte do Piauí. Segundo o diretor de prevenção e mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI), em Teresina pode-se esperar volumes de chuva entre esta sexta-feira (5) e sábado (6), e também no domingo (7). A previsão é de chuva moderada a fraca, pois o sistema que a provoca está perdendo força.
ALERTAS DO INMET
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo para o estado até a manhã deste sábado (5):
Aviso de Chuvas Intensas – Perigo
- Período: 05/12/2025, 10h → 06/12/2025, 10h
- Previsão: chuvas fortes (30-60 mm/h ou 50-100 mm/dia) e ventos de 60-100 km/h
- Riscos: cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas
Aviso de Chuvas Intensas – Perigo Potencial
- Período: 05/12/2025, 10h → 06/12/2025, 10h
- Previsão: chuvas de 20-30 mm/h ou até 50 mm/dia; ventos de 40-60 km/h
Werton Costa reforçou que a população é aconselhada a acompanhar a previsão do tempo e, principalmente, os alertas emitidos pelo Inmet, replicados pela Semarh e pela Defesa Civil em suas redes sociais.
“E também a gente tem orientado a população que faça o cadastro no sistema de alerta por SMS. Ou seja, a população pode salvar o número 40199 e enviar como mensagem de texto, SMS, o CEP da sua comunidade para esse número, aí ela vai estar cadastrada no nosso sistema de alerta”, finalizou.