O filho mais velho da médica Laysa Lira, que faleceu vítima de complicações da dengue na segunda-feira (22), apresentou melhora e deve receber alta ainda esta semana.
O QUE ACONTECEU
Conforme apurado pelo Meionews.com, o garoto de 13 anos saiu de Teresina e foi encaminhado na terça (21) para um hospital particular em São Paulo com suspeita de dengue.
Em um intervalo de treze dias, o adolescente perdeu o irmão, Rafael Lira Matias, de 5 anos, e a mãe, a médica pediatra Laysa Lira, devido a complicações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O médico Ricardo Matias, viúvo de Laysa e pai dos meninos, estava internado para controlar a pressão alta e teve alta no início da noite desta quarta-feira (22).
MORTES POR DENGUE EM TERESINA
O Painel de Monitoramento da Fundação Municipal de Saúde (FMS) mostra que Teresina registrou dois óbitos confirmados por dengue este ano. Entre as vítimas está a médica pediatra Laysa Lira, cujo falecimento ocorreu na segunda-feira (20), e seu filho mais novo, um menino de 5 anos, que morreu em 7 de maio, treze dias antes do óbito da mãe.
Na noite de domingo (19), a médica teve uma parada cardíaca durante 15 minutos, mas foi reanimada pela equipe do hospital. Horas depois, já na manhã desta segunda-feira, ela sofreu falência múltipla dos órgãos.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou a segunda morte pela doença. "A Fundação Municipal de Saúde confirma o segundo óbito por Dengue em Teresina. A paciente é uma mulher residente na cidade. O diagnóstico foi realizado por vínculo epidemiológico e teste positivo via LACEN-PI. A diretoria de Vigilância em Saúde monitora e acompanha todos os casos suspeitos da doença em Teresina e reforça os cuidados com a prevenção", diz o comunicado.
PIAUÍ
Até o momento, o Piauí contabilizou 11 mortes relacionadas à dengue este ano. A maioria desses casos ocorreu em municípios do Sul do estado, com quatro deles registrados em Bom Jesus, situada no extremo Sul, dois em Teresina e os outros quatro em Manoel Emídio, João Costa, Baixa Grande do Ribeiro e Esperantina.