O filho mais velho da pediatra Laysa Lira, identificado como Gabriel Martins, de 13 anos, foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel Aérea para São Paulo, na tarde desta terça-feira (21). Ele estava internado no Hospital Unimed com sintomas de dengue, a mesma doença suspeita de causar a morte da mãe dele e que provocou o óbito do irmão mais novo, Rafael Martins, em Teresina.
A decisão da transferência do sobrevivente foi da família, como precaução para um melhor tratamento da doença. A médica pediatra morreu após apresentar complicações da dengue, por falência múltipla de órgãos, nessa segunda-feira (20), apenas 13 dias depois do falecimento do filho caçula. Os filhos são fruto do casamento de Laysa Lira com o médico Ricardo Matias.
Os exames que vão confirmar a causa da morte de Laysa ainda não foram divulgados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do estado. Se o diagnóstico for confirmado, essa será a 11ª morte por dengue no Piauí em 2024.
Filha do ex-prefeito da cidade de Amarante, Dr. Agenor Lira, Laysa atuava como pediatra em hospitais de Teresina, Água Branca e também em Amarante.
MORTE DE RAFAEL
Rafael Martins foi internado em um hospital privado no dia 7 de maio, às 17 horas, e faleceu três horas depois, às 20 horas. A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) comunicou o resultado do exame que confirmou o óbito em decorrência da dengue.