SEÇÕES

Fila do SUS para exames de ressonância começa a andar com novo equipamento em Teresina

Hospital São Marcos amplia acesso ao diagnóstico precoce de câncer no Piauí com nova ressonância magnética. Atendimento a pacientes do SUS e tecnologia de ponta

Novo aparelho de ressonância magnética do Hospital São Marcos amplia acesso ao diagnóstico de câncer | Foto: Divulgação
Siga-nos no

O Hospital São Marcos acaba de dar um importante passo na ampliação do acesso ao diagnóstico precoce do câncer no estado do Piauí. Com a aquisição de um novo aparelho de ressonância magnética, através do projeto “Juntos pelo Diagnóstico Amplo: Hospital São Marcos na Ampliação do Acesso ao Diagnóstico Oncológico”, aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON 2023), a instituição passa a atender 935 pacientes da fila de espera reprimida do SUS, em exames de rastreamento e investigação do câncer.

Além da compra do equipamento, os recursos obtidos também vão custear os profissionais responsáveis pela realização dos exames, promovendo mais eficiência e agilidade no processo. O projeto foi aprovado no dia 8 de novembro de 2023 e publicado no Diário Oficial da União em 9 de novembro de 2023.

“O primeiro paciente atendido com o novo aparelho aguardava há nove meses na fila por esse exame. Nossa meta é atender os 935 pacientes em até 11 meses, contribuindo significativamente com a política de diagnóstico precoce e combate ao câncer no estado”, declara o diretor técnico do hospital, Dr. Marcelo Martins.

A primeira paciente atendida foi a dona de casa Francisca de Barros Nascimento, 63 anos, da cidade de Piripiri. Com dores nas costas e no ombro, ela buscava uma resposta para o incômodo persistente:“Há muito tempo eu sinto essa dor nas costas, que até para andar incomoda. O ortopedista pediu a ressonância porque parece que tem um ossinho batendo no outro e isso dói muito. Foram quase dez meses esperando, mas agora consegui. O atendimento aqui foi ótimo, nota 10! Foi rápido, não senti nada. Fiquei emocionada, mas consegui me controlar, porque também tenho um pouco de ansiedade”, contou emocionada, após fazer a ressonância da coluna lombo sacra.

Já a aposentada Maria Belmar Santos Dantas, de 69 anos, residente em Teresina, aguardava há quatro meses pelo exame e se surpreendeu com a agilidade:

 “Procurei o SUS por causa de uma dor no ombro. Entrei na fila e, graças a Deus, não demorou muito. Cheguei aqui na sexta-feira e, na segunda, já fiz o exame. O atendimento é excelente, não tenho do que me queixar. Estão todos de parabéns”, relatou após a ressonância no membro superior direito.

Um salto tecnológico em favor da saúde

O novo equipamento é o SIGNA™ Victor, da fabricante GE Healthcare, uma das mais avançadas soluções de ressonância magnética de 1,5 Tesla do mundo. Com tecnologia de ponta e recursos baseados em inteligência artificial, o SIGNA™ Victor oferece imagens de altíssima qualidade em menos tempo, com mais conforto para o paciente, menor consumo energético e maior produtividade para as equipes.

Compromisso com o diagnóstico precoce

Além da aquisição do aparelho, os recursos do PRONON também contemplam o pagamento dos profissionais responsáveis pelos exames, garantindo maior eficiência, fluxo contínuo e qualidade no atendimento à população.

“O objetivo do projeto é promover a ampliação dos exames de ressonância magnética para a identificação antecipada do câncer, fortalecendo a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer. Além do rastreamento, a nova ressonância é essencial para o estadiamento da doença, decisões terapêuticas e acompanhamento evolutivo do paciente, o que reforça a importância desse investimento” ,fala o radiologista Felipe Britto.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também