Festival Melão e Mel fortalece sustentabilidade e economia em Canto do Buriti

A produção de mel no estado vem se destacando no cenário nacional.

Festival Melão e Mel fortalece sustentabilidade e economia em Canto do Buriti. | Reprodução Instagram
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nos próximos dias 08 e 09 de setembro acontece o Festival Melão e Mel, na cidade de Canto do Buriti, Norte do Piauí. Ao Jornal Agora, da Rede Meio Norte, o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Daniel Oliveira, comentou sobre o evento e ressaltou a relevância, impacto ambiental e econômico que o evento trará aos piauienses.

Secretário do Meio Ambiente do Estado no programa Agora./ Foto: Ana Ilza

A produção de mel no estado vem se destacando no cenário nacional. O foco é a região de Canto do Buriti, que também tem se tornado relevante na produção de melão, segundo Daniel Oliveira. O secretário ainda afirmou que o objetivo do festival é fortalecer as práticas produtivas  e qualificar os produtores locais. 

" É uma iniciativa do Governo do Estado, sempre fortalecer os arranjos produtivos do Piauí. Ali na região de Canto do Buriti, englobando entre cinco a oito municípios, nós temos a cadeia produtiva do mel, muito forte e também a do melão. Para se ter uma ideia, hoje, o melão, em Canto do Buriti, tem gerado mais de mil empregos com carteira assinada, no presente momento ", pontuou Daniel Oliveira. 

Daniel Oliveira, Secretário do Meio Ambiente do Estado./ Foto: Ana Ilza

O Festival Melão e Mel irá contar com diversas palestras, workshops e grandes shows gratuitos. Algumas das atrações confirmadas são a banda Limão com Mel e a cantora Walkyria Santos. O evento, que iniciará a partir das 18h, conta com patrocínio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semah).

"Na sexta-feira, o governador vai tá abrindo esse festival, que tem como apoio da Semarh. Dentro dessa abertura vai visitar os estandes da feira, que vai percorrer durante a sexta-feira, a partir da noite, com atrações musicais a partir das 22h, e também na parte do sábado”, disse o Secretário do Meio Ambiente do Estado. 

Daniel Oliveira reforçou que o intuito, atualmente, é impulsionar o processo de produção. " Essa cadeia produtiva foi identificada por nós da Semarh como a que tem maior relevância e impacto ambiental. Então fortalecer hoje essa cadeia produtiva do mel, é também fortalecer o meio ambiente e a sustentabilidade", pontuou. 

Confira a Programação: 

PRIMEIRO DIA (08/09):

18h - Abertura da Feira de produtos e serviços

18:30h-Workshop: Empreendedorismo e Apicultura: impactos socioeconômicos na cadeia produtiva do mel (Instituto Anjos do Sertão)

19h30h - Palestra: Apicultura: Uma alternativa de renda no semiárido piauiense.

Palestrante: Dr. Laurielson Chaves Alencar (Especialista em Gestão Ambiental (2000), Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2005) e Doutor em Agronomia (Produção vegetal) pela Universidade Estadual Paulista.

20h - Relatos de Experiências e Boas Práticas na Produção do Mel- Samuel Araújo (Grupo Samel).

SHOWS MUSICAIS

  • Limão com Mel
  • Neguim Resenha
  • Banda Arrepio

Programação do festival./ Foto: Reprodução Instagram

SEGUNDO DIA (09/09):

18h - Feira de produtos e serviços

18h30 - Palestra: Adubação na Agricultura Familiar

Palestrante: Dra. Lusiene Barbosa Sousa (Doutorado em Ciência do solo)

19h30 - Palestra: Impactos sociais e Econômicos da Produção de Melão no Seminário Piauiense.

Palestrante: Damião Morais Pinheiro Gerente (Itaueira agropecuária).

SHOWS MUSICAIS

  • Walkyria Santos
  • Malas de Ouro
  • Assizinho

Programação do festival./ Foto: Reprodução Instagram

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES