O primeiro dia do Festival Melão e Mel, em Canto do Buriti, reuniu diversos expositores locais, gestores públicos e público em geral. A abertura do evento contou com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles. A programação continua neste sábado (09), com mais palestras, exposições e grandes shows.
O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e tem o objetivo de valorizar os produtores locais, de forma sustentável, através de qualificações, troca de experiências e novas possibilidades de investimento.
“Estamos muito felizes com a abertura do evento que teve a participação do governador e do deputado estadual Dr Hélio. O festival fomenta as cadeiras produtivas do melão e do mel que geram em torno de 1.500 empregos na região. É uma ação que movimenta a economia, promove capacitação, gera emprego e renda, além de uma programação cultural”, destacou o secretário de estado do Meio Ambiente, Daniel Oliveira.
Em sua passagem pelo município, o governador Rafael Fonteles visitou uma das fazendas produtoras de melão que se destaca no cenário nacional. Produto de qualidade que chega a todos os estados brasileiros e emprega, diretamente, mais de 1.000 funcionários atualmente, de maio a outubro. São mais de 35 mil toneladas produzidas anualmente, somente em uma das fazendas produtoras.
“Na região, é produzido o melhor melão do mundo. No mel, o Piauí é o maior exportador brasileiro. Somos, também o maior exportador de mel orgânico do mundo. Essa cultura do mel está se espalhando pelo estado inteiro”, pontuou o governador Rafael Fonteles.
A noite cultural foi movimentada pela banda Limão Mel, artistas locais e pelo concurso que elegeu da Garota Melão e Mel 2023. A programação segue até este sábado (10), com o show da cantora Walkyria Santos.