Feira dos Municípios retorna ao Piauí para destacar potencialidades locais

A feira será realizada entre os dias 21 e 24 de setembro e promete apresentar todas as riquezas do estado

Feira dos Municípios retorna ao Piauí para destacar potencialidades locais | Ravena Lages
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após um período de 10 anos sem acontecer, a Feira dos Municípios está de volta ao Piauí. A cerimônia de lançamento da 7ª edição do evento ocorreu nesta quarta-feira (7) no Centro de Convenções de Teresina (CCT), na zona Norte da capital. A feira, que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de setembro, promete apresentar todas as potencialidades do estado.

O evento será realizado através de uma parceria entre a Associação Piauiense de Municípios (APPM), Grupo Meio Norte de Comunicação, Kalor Produções e CCT. A orgainzação prevê a participação de mais de 150 municípios, e pretende atrair investimentos para diversas áreas, como turismo, gastronomia, mineração, extração vegetal, artesanato, confecção, agropecuária e produção de grãos. A expectativa é que a Feira atraia cerca de 20 mil visitantes por dia.

"Cheguei à presidência já com o intuito de resgatar esse evento. Para se ter uma ideia, o Piauí nos últimos 10 anos se destacou em várias áreas. Hoje, somos um dos maiores produtores de soja no agronegócio e somos pioneiros nas energias solar e eólica”, falou o presidente da APPM, Toninho Trindade.

Segundo Trindade, a feira e seus parceiros têm a missão de divulgar o que há de melhor nos municípios piauienses. Este ano, o evento traz um dos tópicos que eram constantemente cobrados nas edições anteriores da Feira dos Municípios, a valorização das potencialidades culturais e musicais da região.

Wrias Moura, diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) (Foto: Ravena Lages)

O diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), Wrias Moura, frisou que a integração entre as empresas de comunicação e mídia e a APPM vão garantir a interação entre todos os entes públicos, apostando na autoestima da população piauiense e no desenvolvimento do estado. "O Grupo Meio Norte se notabilizou como um grande defensor e promotor dos municípios do Piauí através da Feira dos Municípios. A APPM retoma esse projeto em um momento extremamente auspicioso, em que os municípios do Piauí têm um desenvolvimento em várias áreas e projetos que podem gerar estímulos entre as cidades para que elas possam buscar mais desenvolvimento. Vamos ter a mostra do que essas cidades estão realizando em seus municípios, com foco em cada uma dessas áreas”, contou.

O Vice-governador do Piauí, Themistocles Filho, enfatizou a importância de envolver os órgãos públicos no evento e de estimular a implementação de medidas que viabilizem oportunidades de crescimento aos municípios. "Eu acho que a gente deve chamar o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça para que as prefeituras ou governo do estado, ao fazer algo perto de acontecer, seja importante chamar o tribunal, que é um parceiro importante para o evento, e que garnta que as cidades interessadas podem participar”, comentou.

O Vice-governador do Piauí, Themistocles Filho (Foto: Ravena Lages)

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Iran Felinto comentou que o evento é uma excelente oportunidade de mostrar as potencialidades das cidades e ampliar o networking. Empresas também também terão a chance de expor suas marcas e se conectar com fornecedores e negócios locais.

"É importante que os prefeitos possam expor suas potencialidades de cultura, artesanato e turismo. Será um dos maiores eventos para movimentarmos a economia de Teresina. A capital vai receber muitos turistas e esse evento vai dar mais visibilidade a esses locais. Empresas também terão a chance de conhecer e aplicar recursos nas zonas mais propícias para cada localidade", expressou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES