Entre os dias 3 e 10 de dezembro, Teresina recebe a 72º edição da tradicional Exposição Agropecuária do Piauí, a Expoapi. Em 2023 o evento que se consagra como um dos maiores da região Norte e Nordeste, quando o assunto é o agro, deve receber mais de 300 mil pessoas durante oito dias.
A Expoapi acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado às margens da BR-343. O evento conta com entrada gratuita e oferece ao público uma variedade de atrações. Serão realizados grandes shows musicais, leilões, vaquejadas, concursos de animais, venda de equipamentos, exposição de produtos e muito mais.
A novidade deste ano fica por conta da presença de produtores do agronegócio de vários estados do Brasil. Serão mais de 400 expositores de animais das mais diversas espécies e raças, dentre equinos, bovinos, caprinos e ovinos. O evento deve movimentar mais de R$ 100 milhões.
Artistas locais e nacionais como Xand Avião, Solange Almeida e Mara Pavanelly, são alguns dos nomes confirmados para movimentar o público nos oito dias de evento. Confira a programação das apresentações musicais aqui.
Piauí tem potencial para o grande circuito de feiras do Brasil
A análise do secretário Fábio Xavier corrobora com a expectativa do setor de que na safra 23/24, pela primeira vez o Piauí supere a marca de 1 milhão de hectare, plantando 1 milhão e 72 mil hectares de soja. Atualmente, a maioria dessa produção é exportada. O Piauí é um dos últimos estados do Brasil a incluir este setor no circuito de grandes feiras realizadas.
Em todo o país a previsão de movimentação de negócios com a realização de feiras agropecuárias é de mais de R$ 50 bilhões. O dado leva em conta o movimento das cinco maiores feiras do setor, que já reúnem toda a cadeia produtiva, ciclo que só agora começa no Piauí. São elas a Agrishow, em Ribeirão Preto, São Paulo, Show Rural Coopavel em Cascavel no Paraná,a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque no Rio Grande do Sul, a Tecnoshow Comigo em Rio Verde, Goiás e a Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães.
Com a instalação de agroindústrias no cerrado do Piauí e a inclusão do setor produtivo no circuíto, o potencial do Piauí pode ganhar expressividade nacional e atrair mais investimentos. Esta é a perspectiva dos produtores do cerrado e da Aprosoja Piauí.
A 72° edição da Expoapi tem patrocínio de Armazém Paraiba, Água da Boa, Armazém Dom Severino, G3 Telecom, Empório Prime e Mikes, com apoio da Humana Saúde e Elite Eventos. O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e Governo do Estado do Piauí.