Desde o sábado (28/06) a Águas do Piauí iniciou sua atuação na zona rural de Teresina, com o abastecimento de água para mais de 10 mil residências. A expansão, faz parte da fase final da transição da empresa para a gestão dos recursos hídricos no Piauí, que já contempla, até o momento, 155 municípios e mais de dois milhões de habitantes atendidos.
Segundo o diretor-presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, o primeiro objetivo da empresa na zona rural da capital é eliminar problemas recorrentes, como grandes períodos sem abastecimento e fazer o tratamento adequado da água com instalação de cloradores nos poços. “Montamos equipes operacionais exclusivas para cada região rural, com foco em reparos rápidos e manutenção preventiva par a garantir a continuidade do abastecimento. Queremos transformar a experiência dessas comunidades com os serviços de água regular e com qualidade, ou seja, com água potável”, disse.
O contrato de concessão também prevê que a Águas do Piauí é responsável pelo abastecimento de água nos aglomerados rurais em todo o estado, sendo vilas, distritos ou povoados com, no mínimo, 30 residências e distância máxima de 20 metros entre elas. Já as localidades que não atendem a esses critérios são classificadas como rural disperso permanecem sob gestão dos atuais prestadores.
O gerente executivo de Operação da Águas do Piauí, Murilo Formiga, explicou que essas localidades exigem atenção diferenciada. "O contrato os dividiu em ‘aglomerados rurais’ e ‘rurais dispersos’. Na zona rural de Teresina, atenderemos nesta fase, quase 10 mil residências e beneficiaremos aproximadamente 29 mil moradores”, disse.
Os moradores da zona rural contam com os mesmos canais de atendimento que a empresa disponibiliza para todo o estado para esclarecer dúvidas e registrar solicitações. É possível contatar a concessionária a qualquer momento pelo número 0800 223 2000, por ligação ou WhatsApp. Também estão disponíveis o aplicativo Águas App e as lojas físicas, cujos endereços podem ser consultados no site www.aguasdopiaui.com.br.
Agora, a Águas do Piauí para a parte final da transição, até assumir a totalidade das 224 cidades piauienses. Conforme o cronograma previsto em contrato, todos os municípios devem ser incorporados até o fim de julho de 2025.
CONFIRA AS LOCALIDADES ATENDIDAS DESDE O ÚLTIMO SÁBADO (28):
Agrovila do PA 17 de abril, Agrovila do PA Vale da Esperança, Agrovila do PCA Campestre do Norte, Ave Verde, Alto da Floresta, Amparo, Anaja, Assentamento 8 de março, Assentamento Manancial, Bela Vista, Boqueirão, Baixão do Tamboril, Bom Futuro, Chapadinha do Sul, Cacimba Velha, Calengue, Caminho Novo, Coroatá, Esperança, Elmano Castelo Branco, Esperança Cajazeiras, Firmino da Silveira, Flora Isabel, José de Holanda, Lagoa da Mata, Lagoa de Dentro, Lagoinha, Mata Velha, Mucuim, Nova Olinda, Palmeira, Panorama, Parque Fronteira, Portal do São Vicente, Povoado Humaitá, Retiro Bom Jesus, Santa Luz de Baixo, Santa Luz de Cima, Santa Teresa, São Mateus, São Raimundo, São Vicente, Serra do Gavião, Serra Dourada, Soturno I, Soturno II, Soturno III, Soturno IV, Taboca do Pau Ferrado, Taboquinha, Tapuia e Vila Gaioso.