O plano de expansão do ensino em tempo integral nas escolas públicas do estado já alcançou a marca de 70% das instituições, totalizando 351 das 502 escolas. Com isto, a demanda por profissionais qualificados aumentou significativamente e para somar a estratégia o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o seletivo para a contratação de novos profissionais da educação, ainda este ano.
Em entrevista ao programa “Agora”, da TV Meio, a autoridade informou haver a previsão para a realização ser feita até novembro. Mais de 3.000 educadores já foram convocados para atuarem nas unidades escolares, sobretudo nas de tempo integral, por meio dos seletivos. O Secretário ainda destacou que 178 municípios possuem pelo menos uma escola estadual de tempo integral.
CONCURSO SEDUC
“Há uma previsão de um concurso para o próximo ano, conforme já anunciado pelo Governador Rafael Fonteles. É uma rotatividade grande de profissionais naturalmente, também estamos nesse processo de expansão do tempo integral, então estamos sempre avaliando e reavaliando sobre a necessidade de novos profissionais. [...] Muito provavelmente no segundo semestre do próximo ano [Concurso]”, ressaltou.
OUTROS TEMAS ABORDADOS DURANTE A ENTREVISTA:
- Projeto Cinema na Escola: Se expandindo para quatro municípios, Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, conforme o secretário, o projeto irá oferecer um curso técnico profissionalizante, garantindo certificação aos participantes, facilitando o acesso no meio audiovisual. Com as aulas ministradas com a parceria do cineasta piauiense Cícero Filho e sua equipe, os estudantes aprenderão sobre diversas áreas do cinema, como direção, direção de arte, fotografia, interpretação, figurino, edição e marketing.
“Eles vão produzir documentários e um filme ao final do curso para apresentar para a sociedade, assim como foi feito na primeira edição com o filme 'cabo de guerra'”, arfimou Washington Bandeira.
- Revitalização: “O esporte é uma grande ferramenta educacional”, pontuou o secretário ao listar algumas ações desenvolvidas pelo órgão visando fomentar a prática nas escolas. Dentre eles, está o termo de cooperação com a Secretária Estadual de Esportes, onde foi realizada a revitalização e manutenção do Centro De Artes Marciais Sarah Menezes, na zona Sul de Teresina. “Então os nossos estudantes de escolas próximas, estão fazendo também atividades, de lutas e outras modalidades esportivas lá”, acrescentou.
- JEPI's: A atuação dos Jogos Escolares Piauienses (JEPI’s), feita em parceria com a secretaria de esportes e de inclusão da pessoa com deficiência, também foi ressaltada pelo gestor. “Fizemos tanto no ano passado em como nesse ano a maior edição dos Jogos Escolares piauiense. Vamos garantir, assim como fizemos no ano passado, as passagens aéreas, a todos os vencedores dos jogos escolares que vão competir nos jogos nacionais”, afirmou.
- Escolas: Por fim, ao assumir a gestão, a secretaria identificou que apenas 120 das 640 escolas ofereciam atividades esportivas regularmente e com qualidade. Diante desse cenário, foi lançado o programa SeducEsportiva, visando levar o esporte para todas as escolas até 2026. Até o momento, o projeto já avançou e chegou a 250 escolas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de praticar diversas modalidades esportivas.
- "Brinquedotecas" em praças públicas. Em parceria com a comunidade, o governo inaugurou as duas primeiras "brinquedotecas" em Teresina, nos bairros Esplanada e Parque Rodoviária. Esses espaços lúdicos diversas opções de brinquedos e atividades para crianças de todas as idades, estimulando a criatividade, a socialização e o aprendizado.
- Kit creche: Cada creche contemplada recebe um kit no valor de R$ 200 mil, para atender as necessidades das crianças. Até 2026, a previsão é entregar 200 kits, garantindo mais vagas e melhor qualidade de atendimento para as crianças. .