Buscando uma formação além da grade curricular e uma preparação para a vida, estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Teresina, São Luís e outros estados, participaram no último fim de semana, do Model Simulation ONU 2023. Trata-se de uma conferência realizada pela Great International School em parceria com a International Negotia, a maior instituição de simulações e modelos da Organização das Nações Unidas (ONU), para debater temas relevantes de impacto global.
O evento cria ambientes estimulantes de aprendizado, no qual os alunos enfrentam crises fictícias e são desafiados a encontrarem soluções, desenvolvendo habilidades cruciais como oratória, debate e pensamento crítico.
Nesse contexto, ocorre a representação de papéis de organismos internacionais, que proporcionam o estudo e o debate de temas da geopolítica; o aprofundamento de conhecimentos sobre diversos países; a inserção no complexo contexto das relações internacionais; e a vivência de situações de crises em que os estudantes precisam se posicionar e dialogar, construindo soluções pacíficas.
Assim, eles debatem temas como o descarte de lixo nos oceanos, por exemplo, defendendo interesses e ideais de cada país, divididos em delegações com diferentes perspectivas em um ambiente democrático. Ao final dos debates, os participantes devem chegar a um consenso e aprovar a resolução final. Tudo de acordo com os padrões oficiais das Nações Unidas.
Segundo o professor da Great School, João Cícero, articulador do evento, uma das ênfases centrais é justamente o desenvolvimento das habilidades de oratória e debate dos alunos.
“Durante as simulações, eles têm a oportunidade de apresentar argumentos convincentes, defender suas posições e negociar com seus colegas. Essa experiência enriquecedora não só aprimora a capacidade de comunicação oral, mas também os prepara para enfrentar futuros desafios acadêmicos e profissionais com confiança e desenvoltura," explica o docente.
A estudante Maria Paula Reis, que veio de São Luís-MA para participar do evento, diz que conheceu a INTERGREAT pelo site e alguns amigos de Teresina, e que logo decidiu se inscrever. “Foram algumas horas de viagem, mas a experiência valeu muito a pena”, destacou.
Já Lavínia Maria, aluna da escola internacional que sediou o evento, afirma que a simulação da ONU foi uma experiência incrível. “Ajudou tanto na minha oratória, quanto a me socializar, fazer novos amigos; e também a descobrir mais sobre situações que estão acontecendo atualmente no mundo”, contou a estudante.
O professor João Cícero frisa como isto demonstra o sucesso e importância do evento, que busca justamente incentivar jovens a refletirem sobre questões globais, inspirando um senso de responsabilidade em relação ao futuro da humanidade.
“Nesse evento, os participantes aprendem que possuem o poder de fazer a diferença, que suas vozes e ações podem ter um impacto significativo no planeta, desde a preservação do meio ambiente até a promoção da paz e da justiça. Essa é nossa missão com o INTERGREAT, inspirar e preparar a próxima geração de líderes globais comprometidos com um mundo melhor”, finalizou.