SEÇÕES

Estudantes desenvolvem aplicativo para evitar desperdício de água e ganham prêmio nacional de inovação

O aplicativo detecta vazamentos o que evita o desperdício de água; a ideia surgiu da vontade dos alunos de ajudar a cidade

Alunos após serem premiados pelo projeto inovador | Foto: Divulgação/Ascom Seduc
Siga-nos no

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina, criaram um aplicativo revolucionário para evitar o desperdício de água.

 Nomeado como EcoApp, a inovação foi a grande vencedora da etapa nacional da 7ª edição do Projeto Pioneiros, iniciativa do Instituto Aegea que estimula jovens de escolas públicas a desenvolver soluções criativas para os desafios do saneamento básico no Brasil.

O experimento foi criado pelos estudantes João Daniel Leão Carvalho Sena e Samuel Filipe de Jesus Silva. O aplicativo permite a detecção coletiva de vazamentos de água, conectando tecnologia e engajamento social para reduzir o desperdício e incentivar o consumo consciente. 

“O aplicativo nasceu da vontade de ajudar a cidade e tornar o abastecimento mais eficiente. Vencer o prêmio mostra que nós podemos, sim, contribuir para transformar o futuro”, contou João Daniel Leão, um dos criadores do projeto.

Com apoio da equipe pedagógica, o Ceti Raldir Cavalcante Bastos desenvolveu 15 projetos ambientais para o concurso e se tornou uma das escolas polo do Projeto Pioneiros das Águas de Teresina. Três desses projetos foram premiados na etapa regional, e o EcoApp conquistou o primeiro lugar nacional, levando o nome do Piauí ao topo da inovação educacional do país.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também